tag:blogger.com,1999:blog-1596398582002655109.post8912374825807131371..comments2022-04-04T03:01:23.473-03:00Comments on Inteligência Estratégica - Jorge Hori: Reversão para o modelo liberalInteligência Estratégica - Jorge Horihttp://www.blogger.com/profile/11162508257511507796noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-1596398582002655109.post-38413057810686218652016-10-26T22:18:58.359-02:002016-10-26T22:18:58.359-02:00Prezado Hori: em primeiro lugar, gostaria de agrad...Prezado Hori: em primeiro lugar, gostaria de agradecer muito pelas valiosas informações contidas no seu blog, Inteligência Estratégica. Muito úteis mesmo, além de lúcidas, é claro! Minhas dúvidas dessa vez são duas, ambas na área de educação superior: a primeira delas com relação à aquisição de Instituições de Ensino Superior – IES por grupos estrangeiros (se não são estrangeiros, parecem ser!). Como exemplo, cito a aquisição recente da Universidade Estácio de Sá pela Kroton (http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2016/07/kroton-melhora-oferta-e-conselho-da-estacio-diz-que-aceita-uniao-20160701092505271435.html). O que está por trás dessas aquisições? Tenho a impressão que a educação no Brasil é um “mercado”promissor. <br />A segunda dúvida pode estar ligada à primeira: por que os Cursos Superiores Tecnológicos proliferam em progressão geométrica? É também tendência a implantação dos Cursos Superiores Tecnológicos nos outros países, incluindo o oriente, como Japão? Nesse contexto, como ficam as formações plenas (como a nossa, na EBAPE, por exemplo)? Estariam em extinção, uma vez que ambas dão acesso à Pós-Graduações? Estaríamos formando profissionais de primeira e de segunda categoria? Enfim...como é essa política educacional e quais suas motivações? Agradeço muito se você puder dar uma opinião a respeito. Eduardo Ramos<br />Eduardo Ramoshttps://www.blogger.com/profile/06216542492248876302noreply@blogger.com