A estrutura do agronegócio

O agronegócio vai muito além da produção no campo. 
Para efeito de análise podemos desdobrar em três:

  • agro-rural (com perdão pelo pleonasmo);
  • agroindústria;
  • agro-serviço.

O agro-rural, por sua vez, pode ser dividido em lavoura, pecuária e florestal. 
A agroindustria se caracteriza pelo uso que dará às matérias-primas, podendo ser destinadas a alimentação, energia ou a bens derivados da madeira. 
Pode ainda ser desdobrada em processamento primário ou manufatura. No primeiro caso irá gerar ainda commodities, insumos de processamentos mais desenvolvidos. Envolvem, por exemplo, o açúcar e o etanol, com o processamento da cana, as carnes "in natura", a celulose e outras. 
A agroindústria envolve ainda um terceiro segmento que é o de suprimento de insumos, máquinas e equipamentos para a produção rural, assim como para as demais fase do agronegócio. 
Os insumos para a produção rural envolvem os elementos químicos como fertilizantes, defensivos e outros, de produção industrial. Também se incluem nesse segmento as as máquinas agrícolas, cada vez mais sofisticadas. Atualmente há um grande avanço no suprimento de tecnologias, o que estaria no campo do agro-serviço. Não mais na agroindústria.
Máquinas e equipamentos para a produção alimentar, energética ou madeireira, com o uso dos insumos do agro-rural são parte importante da agroindústria.

O agro-serviço compreende uma gama imensa de subsetores, correspondendo - do ponto de vista dos valores adicionados - metade do pib do agronegócio.
Os principais segmentos são a comercialização dos produtos oriundos do agro-rural e a logística. Mas dois outros segmentos tem ganho importância econômica: marca e tecnologia.

O principal valor agregado pago pelo consumidor final é dos serviços. A logística fica com uma boa parte, mas a principal é a comercialização. Que aumenta ainda mais quando o produto, mesmo com processamento primário, ganha marca. 

Ou seja, o principal valor adicionado à matéria prima rural não está na industrialização, mas na comercialização, com marca. E essa pode decorrer da qualidade da matéria-prima. É o que vem ocorrendo com o café de qualidade. 

(cont)



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