A formação da "base aliada"

Jair Bolsonaro, diante da realidade política, está com o dilema de negociar com os políticos, desagradar e frustrar a população que acreditou na promessa de "mudar tudo que está ai" e não negociar com os partidos, verbas e cargos. Mas sem essa negociação, não conseguirá aprovar as suas propostas, também promessas de campanha, gerando frustrações dos seus eleitores e também, dos não eleitores. 
Com grande parte do "centrão" está negociando cargos de terceiro e quarto escalão, que são os que efetivamente interessam aos deputados eleitos como despachantes de interesses comunitários. É um jogo conhecido por ele, que foi do baixo clero da Câmara Federal, durante quase 30 anos.
O que poderá não ser suficiente para aprovar as suas propostas, principalmente as que requerem emenda constitucional, para a qual precisa de 60% dos votos. Precisa do apoio do centro radical e da esquerda moderada, para isolar o PT.
Com que meios Bolsonaro buscará o apoio dessas facções dentro da Câmara Federal?
Precisará ter um mínimo de convergência programática ou de pensamento. Para isso precisará, preliminarmente, ter um pensamento ou programa consistente.
Dois pensamentos principais o levaram à vitória: o inicial, a oposição ao politicamente correto e o que ampliou e consolidou o apoio popular: o anti-petismo.
O politicamente correto foi apropriado pela esquerda, como a configuração do progressismo, opondo-se ao conservadorismo, com base na expansão mundial da defesa dos direitos humanos e do meio ambiente. Jair Bolsonaro sempre foi um reacionário, contestando a discriminalização do aborto, o desarmamento da população, o radicalismo na preservação ambiental, a institucionalização dos direitos dos gays, o patrulhamento dos termos populares, considerados racistas, etc. Ao defender abertamente essas posições e começando a ganhar adesões, fez com que uma "maioria silenciosa" oprimida pelo patrulhamento progressista, passasse a sair do armário e formasse uma base de apoio, que o tornou uma opção ao petismo. Assumindo desabridamente a contestação ao petismo, obteve a migração dos anti-petistas que abandonaram os candidatos anti-petistas moderados. 

(cont)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...