Estratégias diferenciadas com o "distritão"

Dos outros 9 candidatos eleitos a deputado federal, no Rio de Janeiro, em 2014, no grupo dos que consegiram 50 a 100 mil votos, 7 podem ser considerados como eleitos estadualmente. Dois ainda tem concentração média, nos seus Municipios de base: Glauber Braga em Nova Friburgo e Arolde de Oliveira no Rio de Janeiro. A base no Rio de Janeiro precisa ser melhor avaliada, dada a escala e as diferenças entre as diversas áreas da cidade.

Glauber Braga, esquerdista de "carteirinha" filho da ex-Prefeita Saudade Braga de Nova Friburgo, eleito pelo PSB, na coligação com o PT e o PCdoB, saiu do partido por divergência na questão do impeachment de Dilma. Filiou-se ao Psol por onde se candidatou a Prefeito de Nova Friburgo, em 2016, quando obteve menos de 24 mil votos, bem menos que os quase 40 mil obtidos em 2014 para deputado federal. 

Para se reeleger dependerá dos votos no Rio de Janeiro, onde o Psol, tem maior presença e dos demais municipios, onde o Psol tem pouca presença. Dependerá da militância da esquerda, desencantada com o PT e que pode sufragar o candidato do Psol.

Os cenários da reeleição de Glauber Braga mostram bem as  diferenças de perspectiva entre a manutenção do sistema proporcional, vigente atualmente, e o "distritão", ora em discussão na Câmara.

No sistema atual, Chico Alencar e Jean Wyllys podem puxar votos para eles e carregar um ou mais deputados do partido ou eventual coligação de esquerda. 

Com mais os votos de legenda, Glauber Braga, a partir da sua base em Nova Friburgo e mais a estrutura e ação partidária no Rio de Janeiro, poderia ser reeleito.

No "distritão", apenas com os seus votos em Nova Friburgo e entorno, sem uma estrutura partidária nos demais, dificilmente seria reeleito. A sua base local seria insuficiente para chegar sozinho aos 46 mais votados. Em 2018 um candidato a deputado federal no Rio de Janeiro não se elegerá com menos de 50 mil votos.

Quais mudanças estratégicas terão que fazer os partidos e os candidatos, diante das novas regras, caso venham a ser aprovadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...