Os eleitores de esquerda no Rio de Janeiro (9)

Melhoria das condições de vida fora do emprego

Excluindo o tempo do trabalhador no seu trabalho e na locomoção moradia-trabalho-moradia, ele ainda conta com um período relativamente livre e tempos não vinculados ao empregos. 
O período relativamente livro é o intervalo entre os expedientes, em geral, para almoço. Os tempos maiores com a locomoção entre trabalho-moradia passaram a inviabilizar o almoço em casa. Isso ainda é possível em cidade pequenas e médias do interior, mas difícil ou inviável nos grandes centros.

Os tempos não vinculados ao trabalho são os que contam a partir do retorno à moradia até a saída no dia seguinte para o trabalho. São também os fins de semana, os feriados e os período de férias. 

Como o trabalhador pode usufruir melhor esse tempo fora do trabalho? 

O que depende de condições pessoais? Ou da oferta de alternativas? 

Muitos Sindicatos criaram colônias de férias para os seus sindicalizados, criando melhores condições de acesso às regiões praianas ou serranas. 

Serão suficientes para atender às aspirações dos trabalhadores?

Uma condição essencial de melhoria de vida do trabalhador é uma moradia adequada e própria.

Para atender à essa condição, os Governos do PT criaram mecanismos de subsídios, batizando-o, como Minha Casa, Minha Vida.

Mais uma vez cabe indagar? Devem os Sindicatos intermediar as reivindicações dos trabalhadores em relação à sua vida fora do trabalho? Ou devem considerar que o tempo do trabalhador fora do emprego não e assunto deles? O sindicato só deveria cuidar das questões do trabalhador dentro do emprego? 

Uma das atividades do trabalhador fora do emprego é o estudo. Seja para sua formação, como para a sua melhor capacitação pessoal. Deve ser uma questão estritamente pessoal do trabalhador, ou deve contar com a intermediação sindical?

(cont)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...