sábado, 3 de março de 2018

O Brasil tem Norte (3) - agricultura familiar

O principal mecanismo para gerar mais renda na região subdesenvolvida do Brasil está na inserção dos pequenos e médios produtores agropecuários na economia de mercado

A agricultura familiar não pode ser confundida com produção de subsistência. 

A agropecuária de menor porte, incluindo a familiar, é a responsavel pela maior parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros, seja "in natura", como processados.

Qualquer que seja o produto da agricultura familiar ela precisa ser produtiva e competitiva. Não deve continuar sendo tratada como uma questão social, mas uma questão econômica, com forte impacto social. 


A manutenção das políticas públicas de caráter social, tem objetivos políticos e não econômicos.

Essa é a razão pela qual a agropecuária nordestina, onde há o maior volume de unidades de agricultura familiar, se desenvolve lentamente, permanecendo sempre na dependência dos benefícios promovidos pelo Estado, intermediado pelos políticos.

Da mesma forma que a grande agropecuária exportadora a agropecuária de menor porte, tem os benefícios do clima (embora intermitentes), das condições da terra e tem à disposição muitas das tecnologias desenvolvidas para a grande agropecuária (indevidamente caracterizada como agronegócio). 

A promoção do desenvolvimento da região subdesenvolvida do Brasil - caracterizada aqui como acima do paralelo 16 - deverá ter por base a produção agropecuária por unidades de menor porte, sejam familiares ou patronais. 

Uma primeira condição será a de descaracterizar a visão de uma agricultura de subsistência, para dar maior ênfase à capacidade empreendedora do produtor.

A agropecuária de menor porte deve ser vista como um empreendimento de menor porte, que pode (e deve) incorporar todas as evoluções tecnológicas e promover a geração de emprego e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...