Joaquim Barbosa não desistiu. Apenas não aceitou entrar no jogo para o qual foi convidado. Razão: "não é a minha praia!", ou "it's not my business". Provavelmente refletiu "não é o meu mister".
Frustrou milhares de pessoas, mas se preservou e preservou o Brasil de uma futura crise.
Ele teria até condições de ser eleito, numa onda de renovação, mas não teria condições de governar. Ele, inteligente e sagaz que é, percebeu e "recusou a manobra, sem se mostrar agastado".
O jogo político é para profissionais. E a condição essencial, mas não suficiente. Ele precisa ser bom na matéria. Não é para amadores. Não é para novatos bem intencionados ou vaidosos.
O Brasil tem dois colégios eleitorais: o nacional e o conjunto dos estaduais. O nacional elege o Presidente, os estaduais o Congresso.
Não há no Brasil, nenhum partido capaz de eleger, concomitantemente, o Presidente e a maioria do Congresso. Esse ainda que por coligações.
Sem essa condição primária, qualquer Presidente - quem quer que seja - tem que negociar os apoios no Congresso, eleito pelos eleitores estaduais.
Os colégios estaduais continuarão ainda elegendo os "fisiológicos", os "populistas", os "patrimonalistas" e as sua vertente corruptos.
Uma efetiva reforma política só ocorrerá com a total mudança cultural dos colégios estaduais. Para os quais as cúpulas políticas e as elites nacionais não estão atentas. Talvez porque acham que depois "todos são compráveis".
O que pode ser fato, mas só perpetua esse quadro perverso da política brasileira.
Ver o que não é mostrado - Enxergar o que está mostrado Ler o que não está escrito Ouvir o que não é dito - Entender o que está escrito ou dito
Assinar:
Postagens (Atom)
Lula, meio livre
Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...
-
Carlos Lessa - ex presidente BNDES As políticas públicas verticais focam partes ou setores específicos da economia, tendo como objetivo ...
-
Paralelo 16 é uma linha geográfica que "corta" o Brasil ao meio. Passa por Brasília. Para o agronegócio significa a linha divi...
-
A agropecuária brasileira é - sem dúvida - uma pujança, ainda pouco reconhecida pela "cultura urbana". Com um grande potencial de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário