As categorias de eleitores

Para a tentativa de análise de o que leva o eleitor a votar  num determinado partido ou candidato, ou ainda preferir anular o voto, não se pode considerar o conjunto de eleitores, como uniformes, mesmo dentre aqueles que votam num mesmo candidato de eleições majoritárias.
Em estudo anterior, identificamos 3 categorias básicas: os ideologizados, os educados e os de "visão curta ou limitada".
O principal fator para a definição das categorias seria a "visão de mundo" do eleitor.
Os ideologizados podem ser também caracterizados como programáticos, teriam uma visão de mundo mais ampla, com posições em relação às questões nacionais subordinadas a princípios ideológicos. 
O principal divisor seria o capitalismo, com um segmento - por princípio - contra o capitalismo ou "anticapitalista" contrapondo-se ao capitalismo de livre mercado*
* essa condição pareceria um redundância, mas desde que a China conseguiu desenvolver um "capitalismo de Estado" a partir do regime comunista, a adjetivação tornou-se necessária.

Esses princípios, dentro das circunstâncias brasileiras, dividem o eleitorado segundo os segmentos dos programáticos de esquerda, que priorizam a igualdade sócio-econômica, combatendo a desigualdade, através da ação corretiva do Estado. Esse princípio de igualdade foi estendida às "minorias" ou aos "maginalizados", como o caso dos negros (que são maioria mas considerados minorias, pelas condições de tratamento), das mulheres, dos gêneros discriminados (homossexuais e outros). Os partidos de esquerda (PT, PSOL, PCdoB e outros).

Do ponto de vista partidário são adeptos do PT, do PSOL, do PCdoB e ainda do PDT e do PSB.

(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...