O que fazer com o óleo de soja?

O Brasil pode exportar mais farelo de soja, em vez do grão. Como produto semi-manufaturado, supostamente teria maior valor agregado. O que nem sempre é verdade.

Isso porque o farelo é subproduto, é resíduo da produção do óleo de soja, esse sim, com maior valor agregado. 

Para produzir mais farelo será necessário produzir mais óleo. Nesse caso, o que fazer com o óleo de soja? 

O Brasil encontraria no mercado internacional, compradores do óleo em volume suficiente, para escoar toda sua produção adicional?

O mercado interno teria condições de absorver toda produção?

Uma  alternativa está na transformação do óleo de soja adicional em biodiesel. 

Há ainda um grande potencial de mercado para substituir o diesel mineral pelo diesel vegetal, tanto no mercado nacional como no internacional.

No caso nacional, requer - de pronto - alterações regulatórias para  ampliar a participação do biodiesel na composição do diesel vendido nos postos. 

Essa proposição encontra forte resistência da Petrobras, que perderia mercado para o seu diesel. Ela tem se oposto firmemente ao aumento  do percentual do biodiesel.

Com a abertura do mercado, outras empresas passaram a importar derivados de petróleo, inclusive diesel e poderão reforçar a posição da Petrobras.

Para isso são colocadas objeções técnicas e econômicas.

As técnicas se referem à emissão de outros gases de efeito estufa, fora o dióxido de carbono, muito presente no diesel mineral. Haveria uma redução na emissão desses, gases, mas em compensação ocorreria maior emissão de NOx.

Outra objeção seria a necessidade de metanol, ora importado, para a produção do biodiesel.

Uma terceira objeção seria a maior corrosão dos tanques de diesel dentro dos caminhões, ou a maior formação de borra.

São objeções fundamentadas, mas há todo um esforço de pesquisa para a superação desses problemas: uma delas prevê a viabilização da rota de produção pelo etanol, de produção nacional, substituindo o metanol. 

Algumas poderão ser demoradas, outras ter resultados mais rápidos. 

O importante é definir o rumo  como estratégia do país, com a definição de políticas públicas correspondentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...