Categorias partidárias

As análises políticas usuais dividem os partidos políticos entre direita e esquerda. O que não se enquadra nessas seriam de centro. É uma classificação ideológica obsoleta, mas ainda dominante.
A realidade política mostra que as categorias maiores são entre os partido "programáticos" e os "pragmáticos". 
Ambos aspiram o poder, mas enquanto os programáticos buscam fazer prevalecer a sua "visão de mundo", a sua ideologia, traduzida em ações de governo, os pragmáticos tem como objetivo principal conquistar e manter o poder. Mesmo não o assumindo diretamente.
Os programáticos atuam de cima para baixo, definindo o que acham que é bom para o povo e esperando que esse os elejam.
Já os pragmáticos, partem da visão dos eleitores, buscando atendê-los, a curto prazo, para conquistar o voto deles e alcançar ou manter-se com poder. 
Os programáticos tem uma visão nacional. Os pragmáticos, uma visão local ou corporativa. Procuram atender a essas visões restritas, mas essenciais para a sua eleição. 
Para os analistas é um voto fisiológico, de clientelismo ou populista. Mas é o  mais determinante para o voto do eleitor. 

(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...