Cenários da eleição para o Governo do Rio de Janeiro 2018

Há muitos potenciais candidatos, já declarados ou não, mas alguns podem ser descartados preliminarmente, por diversas razões: Pezão, o atual Governador, embora legalmente possa se candidatar à reeleição, dificilmente o será, em função da sua rejeição. Jair Bolsonaro, por ser candidato à Presidência da República, mas deverá apoiar o seu filho Carlos Bolsonaro, o vereador mais votado no Rio de Janeiro em 2016. Rodrigo Maia, apesar de apontado, por diversas fontes, deverá se candidatar a Deputado Federal, podendo apoiar o seu pai César Maia, para o Governo. Marcelo Crivella, embora na liderança nas últimas pesquisas divulgadas, já vem se desgastando em função da visibilidade como Prefeito e abandonar o cargo poderá ser fatal, junto aos seus próprios eleitores. Já declarou que não será candidato, o que é o mais provável. 

Excluidos esses, os potenciais candidatos podem ser divididos em 3 grupos:

  • "os mesmos de sempre";
  • "novidades" para o cargo;
  • efetivamente novatos.
Entre os mesmos de sempre estão tradicionais competidores, como César Maia, Anthony Garotinho, Eduardo Paes,  e outros. Os primeiros a serem lembrados.
As novidades para o cargo são de políticos já tradicionais que agora aparecem como candidatos ao Governo, como Chico Alencar e Marcelo Freixo, ambos do PSOL, Romário, Índio do Brasil, Luis Otávio e outros. Estariam também nesse grupo, gente nova, mas pertencentes a notórios clãs políticos, como Clarissa Garotinho, Carlos Bolsonaro e Leonardo Picciani. 
Os efetivamente novatos são candidatos não políticos (até agora) que emergem, como candidatos, pela primeira vez. Bernardinho é o mais notório, mas Sérgio Bessermann também se disporia à disputa. 
Todos eles precisariam passar pela fase vestibular que é ser escolhido pelo seu partido. Há poucas disputas internas e com a profusão de partidos há vagas para todos.
Passada essa primeira fase, a principal será a disputa pelo voto do eleitor. O voto é individual e unitário. Ou seja, cada eleitor só pode votar uma vez e somente num candidato. A disputa é conseguir o maior número de votos, dentro do eleitorado.

(cont)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...