Construção cidadã (2)

Respeito pelo meio ambiente

O respeito ao meio ambiente não se refere apenas às condições naturais, mas às condições de vida dos cidadãos no ambiente em que vivem. 

Por exemplo, a importância de agir para reduzir a poluição não está apenas nos índices de particulados no ar, ou do volume de emissão de gases de efeito estufa, mas no impacto que esses poluentes causam às pessoas, aos cidadãos.


O respeito à vizinhança envolve a segurança e o conforto dos cidadãos afetados pelas obras.

Numa obra urbana, pública ou privada, o construtor deve providenciar as proteção a fim de evitar que elementos caiam sobre as pessoas, sejam os próprios operários das obras, como transeuntes.

Durante a execução das obras, deve providenciar o desvio de veículos, com adequada sinalização, assim, como os caminhos alternativos, bem protegidos e funcionais para os pedestres. 

A construtora deve ainda providenciar o controle e a redução dos resíduos, principalmente, dos pós que podem invadir as casas vizinhas.

Deve ainda respeitar os horários e minimizar os ruídos, como - por exemplo - dos bate estacas para as fundações. 

Uma obra cidadã para os vizinhos é aquela que é realizada, praticamente sem a percepção deles.


Ética e respeito com os colaboradores e fornecedores

Uma construtora cidadã é a que segue os preceitos legais na contratação e utilização dos seus colaboradores.

A condição mínima é "assinar a carteira de trabalho", ou seja, formalizar as relações empregatícias. A formalização, por si só, implica em remuneração igual ou superior ao salário-minimo. Não deve fazer uso de subterfúgios ilegais para tentar escapar ou minimizar os encargos sociais. 

As condições de trabalho no sítio da obra incluindo o  seu canteiro, devem ser dignas ou decentes, atendendo às condições de segurança, higiene, alimentação, atendimento de saúde e outros. 

O respeito aos fornecedores significa estabelecer relações comerciais justas. Principalmente, cumprir o acordado. 



(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...