Era do conhecimento ou da inteligência?

Nos últimos anos a tecnologia da informação, principalmente a internet permitiu às pessoas e à humanidade como um todo, ter um amplo acesso aos dados e à sua transformação e disseminação como informação e conhecimento.
Isto levou algumas comunidades acadêmicas (e outras) a decretar a Era do Conhecimento, em substituição à Era da Indústria (ou da Produção Física).
O produto mais valioso do mercado mundial seria o conhecimento e algumas empresas, com hardware e software para captar os dados, transformá-los em conhecimento e difundí-los se tornaram as empresas mais valiosas do mercado ocidental. Confirmando - em parte - a tese. 
Estão entre as mais valiosas, mas são poucas diante da imensidão de empresas tradicionais. Ainda falta muito para se tornarem maioria, embora as previsões sejam de que isso irá ocorrer. Quando é a incógnita.
O dado é o registro de uma realidade por meios tecnológicos, tradicionais ou modernos. Ele se transforma em informação quando captado pelo ser humano. O conhecimento é um atributo humano.
Com a imensidão de dados, muito superior à capacidade das pessoas em conhecê-los, o homem desenvolveu tecnologias para armazená-los e ser facilmente recuperável: a computação em nuvem, o "big data".
A capacidade individual ou de grupos em acessar essa imensidão de dados e transformá-los em informação e absorvê-los como conhecimento é limitado. 
Mas para qualquer pesquisa, qualquer necessidade de dado esse pode ser facilmente acessível, tornando-se uma informação e conhecimento para quem acessa.
A grande transformação não está na captura da imensidão de dados, na facilidade de acesso aos mesmos, mas na interpretação das informações, na interconexão entre essas, propiciando as compreensões de estruturas ou de processos. Essa atribuição, também essencialmente humana, é a inteligência. 
O que está se tentando - pelos avanços tecnológicos - é transferir para máquinas, essa competência, essa atribuição humana. 
Estamos então na Era da Inteligência, procurando desenvolver a Inteligência Artificial. 
A Era do Conhecimento, se chegou a ocorrer, já está ofuscada pela Era da Inteligência. 

A Inteligência, a partir dos dados existentes, os tornam conhecimentos e geram novos conhecimentos, novos produtos. 

Tecnologia não é apenas conhecimento. É conhecimento aplicado para gerar soluções, produtos e novos conhecimentos. Tecnologia não é produto do conhecimento. É produto da inteligência, que usa os conhecimentos. 

Inteligência é um estágio superior ao conhecimento, na evolução da humanidade. 

A partir dai cabe indagar: como a inteligência pode ajudar na criação, gestão e desenvolvimento de negócios?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...