Lulismo (6) - petismo sem lulismo

O PT conta atualmente com três facções: uma ideológica, outra corporativo-sindical e o lulismo.

A facção ideológica é formada por adeptos mais ilustrados, em geral de maior renda, com posições baseadas em teorias. São anticapitalistas e defendem a igualdade social. São contra as discriminações sociais. São contra a pobreza, mas na prática pouco a conhecem. 

Não tem grandes diferenças, a menos do tom, em relação aos demais partidos de esquerda. Como os demais não tem condições de eleger um Presidente da República.

A facção corporativo-sindical representa uma classe profissional ou categoria de empregados. Os representantes (deputados eleitos) ou militantes defendem os direitos conquistados, mesmo encontrando resistência da sociedade, inclusive da facção ideológica. Mas pelo corporativismo partidário não se contrapõe publicamente.

O PT tem um conjunto de deputados eleitos pela sua corporação, principalmente magistério, e continuarão sendo reeleitos ou eleitos. 

As corporações também não ter condições de eleger um Presidente da República. 

O lulismo é personificado por Lula e não tem base teórica. 
A visão é de ascensão social, superando a pobreza. Não se opõe à desigualdade de renda, desde que os pobres consigam ascender  
A contraposição com a elite não é de confronto. Mas de mágoa, de raiva pelos preconceitos, pela inaceitação.

Não é anticapitalista. Quer que os pobres também se integrem no sistema econômico. Que possam usufruir dos benefícios do que produz.

O lulismo é ascensão social. Não apenas como proposta, mas como exemplo de vida.

O lulismo elege, como elegeu dois Presidentes da República e ainda promoveu a reeleição dos mesmos.

O lulismo é que dá sustentação ao PT para ser um partido de esquerda diferenciado dos demais. Tem uma capacidade de sedução e de mobilização do povo, que os demais não tem. 

Sem Lula, ainda resta ao PT o lulismo. Mas que irá se esvanecer sem um herdeiro à altura. Um herdeiro que tenha a mesma trajetória de vida. 

O PT não conta com esse herdeiro e se não o encontrar a tempo, vai seguir ladeira abaixo, como já ocorreu em 2016. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...