Desde muito tempo os estrategistas dizem que para mobilizar uma nação ou sociedade é preciso ter um inimigo reconhecível.
Uma Copa do Mundo de Futebol tem essa característica.
De uma parte, a seleção da entidade futebolística nacional é assumida pela sociedade com a representante da nação. A seleção é da CBF, mas é assumida como a seleção do Brasil. A representante de toda a nação brasileira.
Para conquistar a taça é preciso derrotar sucessivamente diversos inimigos. Não são inimigos, propriamente ditos, mas apenas adversários. Mas sempre oponentes visíveis, claramente percebíveis.
Na fase classificatória precisa vencer diversos adversários regionais para chegar à fase efetiva. Nessa fase, uma tradicional campeã, dessa vez nem chegou lá: a Itália.
Na primeira fase da efetiva competição, uma seleção nacional pode até perder um jogo, desde que dois outros não ganhem todos. Dois grandes adversários perderam as suas batalhas: Alemanha e Argentina, campeão e vice-campeão da Copa de 2014.
Ai vem a fase do "mata-mata": a disputa com o "inimigo" é uma só: ganha ou está fora.
O Brasil venceu um tradicional adversário, o México, mas sucumbiu diante da Bélgica.
Do ponto de vista estratégico, uma disputa direta, visível e decisiva contra um adversário, é fonte de uma mobilização nacional.
A sociedade francesa saiu às ruas, se reuniu em torno do Arco do Triunfo, para brindar a vitória sobre a Bélgica e a classificação para a final.
A questão é se existe algum outro tema capaz de mobilizar a sociedade brasileira, além da Copa do Mundo de Futebol? Está claro que não serão as próximas eleições.
E uma pergunta recorrente. Ou a "pergunta que não quer se calar".
Não tenho resposta. Alguém tem?
(cont)
Ver o que não é mostrado - Enxergar o que está mostrado Ler o que não está escrito Ouvir o que não é dito - Entender o que está escrito ou dito
Assinar:
Postagens (Atom)
Lula, meio livre
Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...
-
Carlos Lessa - ex presidente BNDES As políticas públicas verticais focam partes ou setores específicos da economia, tendo como objetivo ...
-
Paralelo 16 é uma linha geográfica que "corta" o Brasil ao meio. Passa por Brasília. Para o agronegócio significa a linha divi...
-
A agropecuária brasileira é - sem dúvida - uma pujança, ainda pouco reconhecida pela "cultura urbana". Com um grande potencial de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário