O papel do Brasil no mundo

Fernando Gabeira, em artigo no Estadão, questiona o papel do Brasil no mundo, fortemente influenciado pela questão migratória. 
O Brasil tem um papel importante, devendo estar aberto às migrações, mas em função da sua localização no mundo, tende a um papel continental e não mundial. 
O Brasil recebeu importantes contingentes de haitianos e venezuelanos, mas é destino residual de migrantes fugidos das guerras no Oriente Médio ou das guerras e fome na África. Os trajetos são longo e inviáveis para foragidos, sem recursos. 
O principal papel do Brasil no mundo é outro e já está em prática, embora pouco conhecido ou reconhecido pela maioria da sociedade brasileira: o Brasil já é um importante supridor de alimentos e contribui substancialmente para o combate à fome mundial. 
Países do exterior, principalmente a China, já perceberam esse papel e se tornaram os maiores compradores de produtos agropecuários brasileiros. 
E o mundo espera que o Brasil aumente a produção para suprir as necessidades alimentares da humanidade em persistente crescimento nos paises menos desenvolvidos.
Esse papel não é reconhecido pela "sociedade organizada", predominantemente urbana, por três motivos principais:
a) depender da produção do campo, depois que o Brasil se urbanizou e se modernizou amplamente, soa como um atraso e um retrocesso; b) as exportações de produtos agropecuários brasileiros são predominantemente de commodities gerando a impressão de grande desvantagem econômica, por exportar a baixo valor por peso e ter que importar produtos com valores mais altos, por peso; c) o Brasil não vende os seus produtos no exterior, mas os tem comprado. 

(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...