Reforma trabalhista

A reforma trabalhista está na campanha eleitoral, com Ciro Gomes esbravejando que se eleito revogará a reforma, caracterizando-a como selvagem. Marina Silva é apenas contra. Os demais candidatos fogem à questão anunciando que a reforma precisa de ajustes.
Ninguém é especifico, em relação à reforma da reforma. 
A dita reforma trabalhista, contempla 5 questões principais:
a extinção da obrigatoriedade da contribuição sindical;
prevalência do acordado sobre o legislado;
regularização da terceirização;
redução do papel da Justiça do Trabalho;
criação de dificuldades para as reclamações trabalhistas;

A primeira é a principal razão da oposição dos Sindicatos à reforma. Tentaram de diversas maneiras restabelecer a obrigatoriedade, mas acabaram derrotados por decisão do STF que considerou a extinção da obrigatoriedade, como constitucional.
Ciro Gomes, embora não especifique, diz que revogará a reforma, embora dependa do Congresso, afirmando que com o apoio da sociedade - que o elegeria - os Deputados e Senadores não teriam coragem de ir contra. Desconsidera que foi a Câmara quem aprovou a reforma, alterando a proposta original encaminhada pelo Executivo, derrubou os vetos e que essa mesma Câmara deverá ser na sua maior parte, reeleita. Os deputados se considerarão tão representantes da sociedade, com os votos obtidos, do que o novo Presidente da República. Por outro lado, Ciro assume que uma eventual eleição sua representa o apoio da sociedade à revogação da reforma trabalhista, o que pode não ser verdade. 
Quem quer a revogação da reforma trabalhista, voltando a situação anterior são dirigentes sindicais, que atualmente tem poucos votos. Os trabalhadores, em grande parte, são contra. Não querem voltar a serem obrigados a pagar a contribuição. 
As distorções da organização sindical geraram uma imagem negativa dos Sindicatos, levaando a  um ambiente social contrário a eles. A sociedade não está a favor do restabelecimento da obrigatoriedade da contribuição social. 
Não está a favor do retorno ao quadro anterior e se Ciro ou qualquer outro candidato espera ter o apoio da sociedade, será pela manutenção da reforma trabalhista, com a extinção da obrigatoriedade da contribuição sindical. 
(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...