Riscos de empreendimentos privados de infraestrutura

O primeiro grande risco é a falta de compreensão sobre "empreendimento de infraestrutura", também caracterizado como projeto de infraestrutura, pela utilização do termo em inglês "project" que corresponde a empreendimento. E não a projeto que em inglês é design. E, por isso mesmo, se usa a expressão "project design" que é o projeto (de engenharia ou arquitetura) do empreendimento.

A segunda grande confusão é tratar o empreendimento como uma obra. Que tem começo, meio e fim, dentro de um curto ou médio prazo.

O empreendimento, no entanto, tem começo definido, mas só finda depois de muitos anos, considerando toda a sua vida útil. Não termina com a obra pronta.

Com os empreendimentos de infraestrutura realizados predominantemente pelo Estado, com recursos públicos, com as obras e equipamentos (capex) contratados pelo setor público, que depois fica responsável pela operação, gerou-se uma cultura de confusão do empreendimento apenas com o capex, e desconsideração com a operação (opex). 

Tanto que toda a concepção e organização do mercado de projetos de engenharia só cuida do projeto da obra. Não do empreendimento em toda sua vida útil. Há algumas iniciativas nesse sentido, mas "marginais".

Com a total redução dos recursos públicos para investimentos, os empreendimentos de infraestrutura deverão ser predominantemente privados. Isso implica numa mudança completa de paradigmas.
(cont)






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