Um caso de mobilidade urbana
Ao analisar a apresentação de propostas técnicas em soluções palatáveis para os eleitores, lembrei-me de um caso na sucessão de Paulo Maluf, na Prefeitura de São Paulo, quando ainda não havia a possibilidade de reeleição.
Maluf estava com grande popularidade e segundo ele poderia eleger até um poste. O que efetivamente ocorreu. Esse poste se chamava Celso Pitta.
Um grupo de especialistas em transporte havia desenvolvido um projeto de transporte coletivo por ônibus ligando o centro à zona leste, através de um sistema de vias elevadas, evitando os cruzamentos em nível. Tecnicamente seria um BRT, solução mais barata que o monotrilho.
Ao ser apresentado, pela equipe técnica, o projeto à direção da campanha de Celso Pitta, o marqueteiro, não só se concordou e animou com a proposta, como o assumiu sob a perspectiva do usuário, do marketing e o transformou em "fura-fila". Foi "direto na veia" do eleitor usuário de ônibus, cansado e irritado com a lentidão das viagens e as sucessivas paradas em semáforos.
O sentido da proposta, embora politicamente incorreta, foi entendida pelo eleitor e contribuiu para a eleição do "poste". Infelizmente.
Ver o que não é mostrado - Enxergar o que está mostrado Ler o que não está escrito Ouvir o que não é dito - Entender o que está escrito ou dito
Assinar:
Postagens (Atom)
Lula, meio livre
Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...
-
Carlos Lessa - ex presidente BNDES As políticas públicas verticais focam partes ou setores específicos da economia, tendo como objetivo ...
-
Paralelo 16 é uma linha geográfica que "corta" o Brasil ao meio. Passa por Brasília. Para o agronegócio significa a linha divi...
-
A agropecuária brasileira é - sem dúvida - uma pujança, ainda pouco reconhecida pela "cultura urbana". Com um grande potencial de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário