quarta-feira, 17 de julho de 2019

A vontade do Soberano submetida ao Senado Federal

O anúncio pelo Presidente Bolsonaro da indicação do filho Eduardo para a embaixada do Brasil nos EUA, decorre do voluntarismo do soberano, ou seria mais um ato de estratégia com o objetivo de alcançar a reeleição em 2022?
De qualquer forma é uma ação de alto risco, com grande probabilidade de ser impedida pelo Senado Federal. 
É percebida nos meios políticos como mais um ato despropositado do Presidente que, por ter sido eleito com 58 milhões de votos quer impor a sua vontade soberana, determinando ao Senado que homologue a sua decisão.
Mas Jair Bolsonaro não tem no Senado Federal uma base de apoio fiel, suficiente para aprovar o nome de Eduardo Bolsonaro, para Embaixador.
O Senado não quer aceitar ser submisso  e ser apenas um "carimbador" de decisões seja do Executivo, como da Câmara dos Deputados.

Somando os eleitos pelo PSL e os adeptos e aderentes de outros partidos, que estão nas bancadas de apoio, quando muito chegaria a 1/3, o que é insuficiente.
O partido de maior representação ainda é o MDB, que apesar a forte desidratação, ainda mantém um time de caciques remanescentes como Renan Calheiros, Jader Barbalho, Eduardo Braga e Fernando Coelho. Este último foi cooptado pelo Governo, para ser  o seu líder. 
O domínio continua sendo do centrão. 
Para cooptar o centrão, terá que retomar o "toma lá, dá cá". 
Diferentemente da Câmara, onde a negociação seria em água mais profundas, envolvendo emendas parlamentares e cargos de 3º e 4º escalão, o Senado quer os cargos de 1º e 2º escalão, como Ministros, Secretários Nacionais e Presidentes de estatais. 
O que tem alta visibilidade.
Para aprovar a indicação de Eduardo Bolsonaro à Embaixada em Washington, valerá a pena romper a promessa de não aceitar o "presidencialismo de cooptação"?

JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...