Pular para o conteúdo principal

Ilusões numéricas

Nas eleições de 2018 aflorou uma perspectiva anunciada: a importância da internet, através das redes sociais no processo político.
Ganhou grande importância, mas foi e tem sido superdimensionada.
É verdade que "todo mundo" tem celular. Mas nem todos tem acesso aos aplicativos de informação política. E muitos dos que tem acesso, não acessam. Se há insistência, bloqueiam.
A campanha de Jair Bolsonaro ganhou fôlego com o uso da rede social, comandada pelo seu filho Carlos.
Jair Bolsonaro gostou da utilização do aplicativos de mensagem direta, pelo celular, inspirado por Donald Trump e passou a se relacionar diretamente com o seu público, com os seus seguidores. Depois de eleito, com "o seu eleitor".

Jair Bolsonaro, estimulado pelos seus filhos e áulicos palacianos, acredita que o público da rede social representa a totalidade da opinião pública. Que se tem o apoio majoritário dentro da rede, esse  e a posição da opinião pública, muito mais que as pesquisas de opinião feitas pelos institutos de pesquisa e outros, que teriam sempre, um viés de interesses.

Em função disso, Jair Bolsonaro acredita que mantém amplo apoio popular e que a mobilização através da rede irá convencer os parlamentares a votarem a favor das suas propostas.

Não acredita nas tradicionais articulações políticas com os lideres partidários, até porque não se sente a vontade nessas articulações. Não gosta e se o faz é por obrigação e sem convicção.

Sente-se mais à vontade teclando no celular ou no computador. 

(cont)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cisma no clube da luluzinha

Em todas as grandes (e mesmo médias) empresas dominadas pelos executivos homens, as mulheres que alcançam os postos gerenciais tendem a se relacionar entre si, formar grupos entre elas seja para trocar conversas sobre as famílias, como sobre os demais gerentes e sobre o que ocorre ou acham que ocorre na empresa. Formam uma espécie de clube da luluzinha, em contraposição aos diversos clubes dos bolinhas, que se formam em muito maior número. 

Dentro da Petrobras, uma grande empresa com as características acima citadas, com o corpo gerencial e diretivo com predominância de homens, é natural que as poucas gerentes mulheres formassem o "clube da luluzinha". Duas se destacaram e subiram aos altos postos gerenciais: Maria das Graças Foster e Venina Velosa da Fonseca. Esta última preocupada com o rumos de operações "heterodoxas" buscou apoio na colega, contando-lhe das suas preocupações e suspeitas. Ela era a confidente a quem tratou das questões de forma cifradas. Colocou …

Políticas econômicas horizontais e verticais

As políticas públicas verticais focam partes ou setores específicos da economia, tendo como objetivo desenvolvê-los, mediantes estímulos e benefícios fiscais. São caracterizados como políticas industriais. Na realidade são políticas setoriais. A denominação industrial vem da tradução de "industry" que equivale a setor e não à indústria. É a política preferida dos estruturalistas ou agora heterodoxos, porque se tornaram minoria, contra  o domínio dos monetaristas. 

Esses defendem as chamadas políticas horizontais, com mecanismo de aplicação genérica, deixando ao mercado utilizar melhor tais condições.

Um caso típico é a política tributária. Os ortodoxos pregam formas de tributação genérica, aplicável igualmente a todos os setores da economia, com as mesmas alíquotas e regras. Pode haver diferenciação por faixas de valor, mas não por setores.

Já os estruturalistas querem a aplicação de condições diferenciadas para os setores que o Estado deseja promover e desenvolver. Essa difere…

Transformar a produção agrícola em alimentos para o mundo

A agropecuária brasileira é - sem dúvida - uma pujança, ainda pouco reconhecida pela "cultura urbana". Com um grande potencial de desenvolvimento, diante do crescimento da demanda por alimentos pelo mundo, tem feito um grande esforço de marketing para ser reconhecido. Conta com o apoio da Rede Globo que tem feito uma persistente campanha na televisão sobre "Agro é tech, agro é pop, agro é tudo". Contestada nas redes sociais onde os "ambientalistas" dominam.

A idéia ou lema do "Brasil celeiro do mundo", sintetiza a posição da agropecuária, que acaba tendo uma resistência inconsciente por parte da sociedade urbana que não quer ser dominada pelo campo. 

Do ponto de vista macro econômico a contribuição da agropecuária para o PIB é pequena, por que está no início da cadeia produtiva. Somando o restante dessa cadeia a participação é estimada em cerca de 20%. Mas ai, a agropecuária representa apenas 25% do PIB do agronegócio, com a indústria representand…