Lulanaro

Bolsonaro é o grande seguidor de Lula, com alta capacidade de transformar tudo a seu favor. Foi o que conseguiu fazer na entrevista na Globo, para gaudio dos seus adeptos, torcedores e frustração dos seus concorrentes. Não foi desta vez que ele escorregou numa casca de banana. Ao contrário conseguiu fazer os entrevistadores escorregarem. 
Provavelmente não ganhou nada, mas - o mais importante - não perdeu. E como está vai para o segundo turno.
Os seus adeptos fieis, tanto quanto os de Lula, com este, não vão mudar de opinião. E como torcida fanática, dirão que não houve pênalti, mesmo com o defensor do seu time, apanhar a bola com a mão, dentro da grande área. Penalti só vale contra o adversário.
A sua própria torcida é fiel, mas insuficiente para levá-lo ao segundo turno. Para isso ele precisa dos aderentes, do voto útil. Daqueles que acham que ele é o único que pode derrotar o PT. 
O problema de Bolsonaro é o provável esvaziamento do PT, com a decisão definitiva da sua inelegibilidade e recusa pela Justiça Eleitor do seu registro, como candidato.
Lula preso, sem poder fazer campanha direta, não terá força para induzir o seu eleitorado em votar em Haddad. O principal entrave é que Haddad não é lulista, tampouco tem a competência e intuição mercadológica para mobilizar as massas. 
Com a perda do medo de uma vitória do PT, por parte de muitos eleitores, esses deixarão de ver em Bolsonaro a única ou melhor alterantiva. E passarão a apoiar e declarar voto em outro candidato.

(cont)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...