Por que Bolsonaro não deve descer do palanque

Uma das críticas mais comuns ao Presidente Jair Bolsonaro é que ele ainda não desceu do palanque e mantém o tom de campanha, em vez de governar e fazer articulações políticas, para aprovação da Reforma da Previdência e outros projetos de interesse do Governo.
Após uma semana em que ele resolveu mandar, manifestando-se contrário a proposições de seus ministros, determinando a revogação de medidas ou de nomeações, com repercussões nem sempre positivas, os próprios aliados estão achando melhor que ele volte ao palanque, onde ele se sai melhor.
As articulações políticas não tem sido muito produtivas, inclusive com a sua suposta base aliada.

A principal força política de Jair Bolsonaro é o apoio popular e para mantê-lo, ele precisa se manter no palanque, para cultivá-lo e tê-lo como elemento de pressão sobre os deputados e senadores. 
Como políticos eles precisam também estar voltados ao seus eleitores.  E a principal mensagem de Jair Bolsonaro é que foram os mesmos eleitores que votaram nele e nos deputados da sua base. Se a força eleitoral de Bolsonaro for maior os parlamentares buscarão seguí-lo para não perder votos. 
Embora estejam em início de legislatura, com a próxima eleição para disputar eventual reeleição esteja relativamente distante, o relacionamento do político com o seu eleitorado precisa ser permanente. Alguns são candidatos a Prefeito, cuja eleição já é no próximo ano, e não podem perder votos.
Bolsonaro para manter a força eleitoral precisa ficar no palanque. Agora para defender a proposta da Reforma da Previdência, diretamente junto aos eleitores.

(cont)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...