sábado, 22 de março de 2014

Um "abutre" internacional

"Abutre" é a denominação de investidores especializados em comprar empresa quebradas, a preços vís, ou na "bacia das almas", dar uma guaribada e depois revender a um preço muito mais elevado.
Alguns poucos podem ser sérios e aparecem como "recuperadores de empresas". Mas a maioria só "dá um tapa" e conta com a conivência de terceiros para as suas manobras "rachando os lucros".
O caso da refinaria de petróleo em Pasadena, Texas é tipico. 
uol.com.br
Albert Frère , agraciado com o título de Barão, provavelmente pelos bons serviços prestados à coroa belga, fez várias transações de "recuperação" de empresas, preferentemente vendendo, com grandes margens, empresas falidas a estatais. Uma da mais recentes foi esse refinaria, através de uma subsidiária norteamericana, gerido - entre outros - por um ex-funcionário da Petrobras, comprado por cerca de 40 milhões de dólares. Investiu um valor não divulgado na maquiagem da unidade e revendeu à Petrobras, metade das ações, por cerca de 250 milhões de dólares, mas cerca de 100 milhões de estoque de produtos. 
Mais à frente "obrigou" a Petrobras a comprar os restantes 50%, com base numa obrigação contratual, por um valor muito maior.
Aparentemente tudo legal, eventualmente com alguma pendência tributária. 
Mas como soe acontecer nessas operações, o abutre não ficou com todos os resultados, mas "rachou os ganhos". Se isso ocorreu, com quem ele dividiu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...