quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Esquereda, direita e centro: ficções políticas


A divisão ideológica que existe na cabeça dos acadêmicos, das cúpulas políticas e da opinião publicada não corresponde aos corações e mentes da maioria dos eleitores brasileiros. Para os quais esquerda ou direita não fazem parte do seu cotidiano, tampouco da chamada "visão de mundo".

A maioria da população brasileira quer um Estado maior, mas com atuações diferenciadas.

A suposta população de esquerda, que abrange aqueles de menor renda, não tem posições ideológicas. Ela quer a melhor prestação de serviços públicos pelo Estado e gratuitas. 

Lula é o grande mentor dessa mensagem e promete dar a essa população as mesmas condições e esperanças do "seu tempo". Para a opinião publicada é o candidato da esquerda.

"Todo mundo" sabe que ele será condenado, mas poderá concorrer protegido por liminares. 

Já os seus potenciais eleitores ficarão na dúvida entre apostar na esperança ou não desperdiçar o seu voto. Votar em Lula poderá ser ato inútil, que interessa ao partido, mas nenhum benefício traz para o eleitor mais pobre. 

Bolsonaro, considerado como candidato da direita, mira o mesmo eleitorado de Lula: as pessoas de menor renda, com o mesmo discurso básico de um Estado mais forte, mas voltado prioritariamente para o combate à violência. E um Estado, livre de corrupção. 

Nesta dimensão tem um apoio maior, inclusive de importantes segmentos da classe média. A elite prefere-se refugiar em "guetos condominiais" e a buscar a segurança privada. Incluindo a possibilidade mais ampla e menos regulada de ser armar, para se defender.

Mas Bolsonaro adere a concepções culturais, consideradas pela opinião publicada, como incorretas e atrasadas. Mas que ainda são dominantes nas classes de renda mais baixa, difundidas pelas igrejas evangélicas. 

Segundo as classificações acadêmicas os movimentos evangélicos seriam politicamente de direita, mas a sua principal penetração eleitoral está nos redutos considerados de esquerda. 

O dito centro político ainda está à busca de um candidato eleitoralmente viável, o que não existe. Pode ser uma busca inútil, porque o "centro político" não existe eleitoralmente.  

O centro político tem por foco a macroeconomia e a gestão fiscal. O eleitorado não se sensibiliza com indicadores macroeconômicos, assunto só para os iniciados. O eleitorado quer saber de pagar menos impostos, ter melhores serviços públicos e não ter carestia. 

Isto é viável, mas pode ser proposto e até executado por medidas populistas, como fez o PT, ou por medidas mais responsáveis e sustentáveis. 

Candidatos com soluções responsáveis, além de poucos, não tem viabilidade eleitoral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...