segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O grande equívoco da democracia (7)

O processo envolve sempre  uma aliança entre o candidato a deputado federal e lideranças politicas locais. Pode ser o Prefeito atual ou o seu concorrente. A parceria envolve o apoio mutuo para eleição de ambos. O candidato a deputado federal promete canalizar as verbas das emendas parlamentares ao Municipio e o político local a angariar votos para a eleição do candidato a deputado. 
Esse é o fundamento que elege a maioria ou a quase totalidade dos deputados federais.

A partir desse elemento fundamental há variantes ou fatores complementares relevantes. A parceria pode envolver recursos financeiros para ambas as campanhas, embora ocorram em datas diferentes. 

Tradicionalmente a política local é dividida entre "nós" e "eles". Antigamente, com poucos partidos, tanto um lado, como outro, tinham contornos partidários mais nítidos. Com a abertura e proliferação dos partidos, qualquer dissidência interna leva o dissidente a buscar outro partido. E sempre encontra espaço.

A habilidade política está na parceria com o "lado certo". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...