terça-feira, 22 de outubro de 2013

Libra é no Rio de Janeiro

A ampla divulgação do leilão das reservas de Libra, com os mapas da sua localização, traz uma grande preocupação para São Paulo e, principalmente  para a Baixada Santista.
O campo de Libra fica na Bacia de Santos, no Rio de Janeiro.
 reprodução de figura publicada no Valor Econômico, de 21/10/2013

Os primeiros campos de exploração do pré-sal, incluindo Lula estão mais próximos do litoral carioca do que paulista. Estão próximos aos poços da Bacia de Campos e terão a sua logística baseada no Rio de Janeiro, na sua capital, em Macaé e Cabo Frio (onde se localiza um aeroporto internacional, principal ponto de desembarque dos equipamentos, peças e componentes que chegam via aérea).
O gás produzido virá para São Paulo, mas o óleo irá para o Rio de Janeiro. 
O petróleo de Libra que vier a ser exportado terá o seu ponto de apoio nos portos do Rio de Janeiro.
O que virá para São Paulo da cadeia produtiva do petróleo & gás do pré-sal? 
Os grandes estaleiros produtores das plataformas ou estão no exterior ou em outros Estados da Federação, como Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco, além do próprio Rio de Janeiro. São Paulo só tem um estaleiros para produção das embarcações de apoio e mesmo esse não terá as expansões em São Paulo.
Os grandes supridores de equipamentos para a exploração do petróleo estão se instalando em Macaé. Esses também estão instalando Centros de Pesquisa na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. 
São Paulo que é ainda o principal fornecedor de válvulas, vem perdendo mercado e espaço para os produtos chineses, em que pesem as exigências de conteúdo nacional.
Mesmo os serviços administrativos e comerciais da Bacia de Santos, em relação aos quais havia grandes expectativas de instalação em Santos, estão sendo concentrados no Rio de Janeiro. 
A expectativa de um "boom" imobiliário em Santos tende a ser o estouro da bolha que foi inchada nestes últimos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...