segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Transporte ou trânsito de massa?

Transporte coletivo de massa não é alternativa para o motorista do carro. É uma ilusão de que metrô ou similares aliviem os congestionamentos.
O trânsito de massa é caracterizado pelo grande volume de veículos nas vias, determinando os congestionamentos e demora na realização dos deslocamentos.
O transporte de massa é à denominação dada a sistemas de transporte coletivo de grande capacidade de carregamento, como os metrôs, os vlts, monotrilhos e até o ônibus, com as graduações de grande ou média capacidade.
Na prática é caracterizada como veículos lotados, em geral, e superlotados nos horários de pico. A lotação é uma condição necessária para dar viabilidade econômica aos sistemas.
Grande parte dos usuários do transporte individual preferem o trânsito de massa do que o transporte de massa.
Entre ficar parado no trânsito, mas eventualmente sentados, com ar condicionado e ouvindo música ou o noticiário, lhe parece uma escolha melhor do que andar mais rápido, porém espremido entre as pessoas, em pé. 
Embora se diga muito sobre alternativas de transporte coletivo de qualidade, o fato real é que transporte de massa nunca tem a qualidade desejada pelo motorista de carros. Alguns até prefere a moto, como alternativa, fugindo da lotação dos meios coletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...