sábado, 25 de outubro de 2014

Despreparo geral

O debate da Globo trazendo as perguntas dos eleitores indecisos, mostrou o despreparo dos dois candidatos, treinados pelo "media training" e orientado pelo "marketing" político, mas que não sabem responder às questões reais da população.
Dilma tregisversou, como sempre, vomitando números e mais números, bilhões e mais bilhões e escapou das armadilhas.
Aécio foi pior. Perdeu a grande oportunidade para mostrar aos indecisos e ao povo brasileiro os resultados reais da vida deles: os alugueis continuam subindo, a economista de mais de cinquenta anos não consegue se empregar, o esgoto está correndo a céu aberto,  quando chove está sujeito a inundações, os jovens estão sendo mortos ou aliciados pelo tráfico, a família que foi expulsa da sua casa, com a roupa do corpo pelos bandidos, os idosos estão desamparados, etc.

As questões dos indecisos mostrou a vida real. Não a vida de um Brasil maravilhoso, mostrado pela peças governamentais, seja a federal, como as estaduais. 

A inflação não está sob controle. As pessoas estão sentindo isso no dia a dia. Sem crescimento não há geração suficiente de empregos e os de mais idade são preteridos, sim. Dilma diz ao indagador que está fazendo o maior programa habitacional, jamais feito, e que ele aguarde. 

Aécio deu resposta semelhante à colega economista: espere que com o crescimento econômico ela terá mais oportunidades. Dilma, nesse item, foi pior. Disse a ela para procurar o PRONATEC e o SENAI, como se ela fosse uma jovem tentando ingressar no mercado de trabalho. Rebaixou uma profissional de nível superior, e Aécio deixou passar. Foi aquela bola recebida sozinho na área, com o goleiro caído e chutar para fora. 

A pior resposta foi de Aécio diante do esgoto a céu aberto. Propôs desonerar os serviços de água e esgotos, do PIS e do COFINS. Não soube explicar à eleitora, como isso iria beneficiá-la. Falou em assumir pessoalmente a questão do saneamento, no que foi, corretamente, contestada pela adversária. Embora de forma confusa.

Ambos pecaram pela falta de objetividade, por despreparo. O marketing político faz com que se preparam para um debate superficial, mas não para planos e programas consistentes. 

Se estivesse na condição de indeciso, não votaria em nenhum dos dois. Pelas demonstrações de incompetência e despreparo  nenhum dos dois merce o meu voto.

Mas a perspectiva para os próximos meses é de crise: econômica e política.

Será pior se Dilma for eleita. porque as denúncias da delação premiada virão a tona, com algumas provas. Talvez insuficientes do ponto de vista criminal, mas mais que suficientes do ponto de vista político.

Os fatos efetivamente ocorreram dentro da Petrobras e de outras estatais. Depois das eleições ou mesmo depois da posse virão a público. Inevitavelmente.

A crise ocorrerá, qualquer que seja o eleito, mas para evitar o mal menor, votarei positivamente, contra Dilma e o PT. Infelizmente. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...