Uma das obras públicas mais polêmicas dos últimos 30 anos é a ferrovia norte-sul. Concebida e iniciada ainda na gestão José Sarney, nos anos oitenta, teve sucessivas 
paralisações, mas incluída como obra prioritária do PAC e retomada deveria estar em operação. Em maio de 2014 a Presidente fez a viagem inaugural no trecho entre Porto Nacional a Anápolis, dando como pronta até esse local, completando a ligação até o porto de Itaqui no Maranhão. Seria a obra completa, segundo o projeto original. 
Inaugurar uma ferrovia não é dar um passeio numa locomotiva, mas fazer a primeira viagem operacional com carga. Antes disso não passa de teste operacional.
Por curiosidade fui buscar notícias sobre essa viagem inaugural para saber as suas características: quantas toneladas, de onde a onde, quanto tempo demorou, etc. 
Não encontrei nenhuma notícia a respeito. Alguém pode me informar? 
O Estado de São Paulo de ontem (11/11/2014) me trouxe a resposta na matéria sob o título "Ferrovia inaugurada em maio continua sem carga", na página B4 do seu caderno de Economia.  Com isso atualizei o artigo no dia 12/11/2014.
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