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Plano esratégico para o agornegócio amplo (5) -

O alimento adquirido nos supermercados e outros estabelecimentos de varejo é - na maioria dos casos - a penúltima etapa da cadeia produtiva dos alimentos, antes do consumo humano. A última etapa seria o preparo domiciliar o fora de casa.

O principal produto de exportação da agropecuária brasileira é a soja. A maior parte dos derivados é representada pelo óleo de soja, cuja produção bruta, a partir do esmagamento do grão, pode alcançar 20%. 

Do óleo de soja bruto, a maior parte sofre novos processamentos, para a produção do óleo de soja refinado. São comercializadas, com marcas próprias dos fabricantes.

Outra parte é utilizada como ingrediente para a produção de outros alimentos industrializados. A matéria prima ou  o insumo semi-manufaturado, perde a identidade. Essa passa a ser do produto final de usou a soja como ingrediente.

As bebidas de soja são produzidos a partir do grão. 

Este mercado, no Brasil foi dominado  - inicialmente - pela Unilever, com os produtos da marca AdeS, recentemente vendida ao Sistema Coca-Cola .

Presente nos dois principais produtores de soja em grão (Brasil e Argentina), com distribuição em diversos paises da América Latina, a localização das fabricas dependerá de decisão da multinacional.

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