quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Jogo de Forças

Jair Bolsonaro, por natureza pessoal, é belicoso. Foi esse natureza que o levou a buscar a carreira militar. Quando se tornou oficial, em 1977, o regime militar já estava em fase de transferência para o poder civil. Não participou diretamente das ações militares contra as ações extremistas e usou a sua natureza belicista para contestar os proventos dos subalternos do Exército, o que levou à sua saida das Forças Armadas. Seguiu uma carreira militar, sempre apoiada pela mesma base militar-policial, caracterizando-se como um despachante de interesses corporativos. Manteve sempre um discurso belicoso, mas com pouca audiência. 

Pela sua natureza pessoal, Jair Bolsonaro manterá na Presidência posições de confronto. Buscará sempre adversários reais ou imaginários para se manter ativo, vivo, presente. 
Diversamente de outros gestores políticos preocupados em mostrar serviço, em inaugurar obras, busca manter-se à tona do noticiário pelos seus confrontos. Fora dela articula e reforça os apoios dos seus. 

Até o final do primeiro semestre de 2020 terá que mostrar ao povo brasileiro que a sua vida melhorou. Não apenas no aspecto econômico, mas também de segurança, de convivência, ambiental e outras dimensões da vida cotidiana. 

A melhoria da economia é um interesse empresarial e de rentistas. Esse abrangem a classe média, com alguma renda, instada pelos intermediários financeiros e ampliá-los mediante aplicações financeiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...