quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Teorias da conspiração

No dia 14 de março de 2018 à tarde, Élcio Queiroz esteve no Condomínio Vivenda da Barra e fez uma vista a Ronnie Lessa, morador da casa  65. Mais tarde a vereadora Marielle Franco foi assassinada fuzilada em seu carro. Juntamente com o motorista do carro.
Nessa mesma tarde, o deputado federal Jair Bolsonaro estava em Brasília em sessão da Câmara dos Deputados.
Esses são os fatos comprovados. Elcio Queiroz é um dos suspeitos de matar Marielle. Ronnie Lessa é suspeito de ter armado os  matadores.
O porteiro do condomínio, em depoimento sigiloso, informou ao Delegado responsável pelo inquérito, que Élcio pretendia visitar o deputado federal Jair Bolsonaro que mora no mesmo condomínio, na casa 58. Consultado o Sr Jair, pelo porteiro, esse teria autorizada a visita. O porteiro verificou, pelo monitoramento das câmaras, que o visitante se dirigiu à casa 65 , onde mora Ronnie Lessa. Ligando novamente para a casa 58, segundo o porteiro, o Sr Jair afirmou saber do desvio do destino e que estava tudo bem. 
Esse seria o teor dos termos de depoimento do porteiro e que consta dos documentos do inquérito que corre em  regime de sigilo de Justiça.
Apesar dessa condição a TV Globo afirma ter tido acesso ao depoimento e o divulgou no Jornal Nacional, após ter confirmado com o porteiro o seu depoimento, mas sem verificar o áudio da gravação que ficou registrada.
A notícia foi divulgada por volta das 21 hs, no horário de Brasília, 2 hs da madrugada em Riad, Arábia Saudita, onde Jair Bolsonaro - provavelmente - dormia. Acordado e informado pelos seus assessores, tomado por um ataque de fúria fez uma manifestação em vídeo acusando violentamente a Rede Globo de difundir mentiras tentando incriminá-lo no assassinato de Marielle Franco. E voltou também as baterias contra o Governador Witzel, acusando-o de quebrar o sigilo, ter acesso ao depoimento e tê-lo dado à Rede Globo.
Fez a festa para a mídia brasileira que só se ocupou disso o dia todo e dos seus adeptos que disseminaram o vídeo de Bolsonaro verberando contra a Rede Globo, uma das hienas do vídeo do dia anterior.
As versões vão ser esclarecidas e o fato de que Elcio não buscou contatá-lo, como afirmou o porteiro, já foi constatado pela divulgação do áudio, eliminando a suposta necessidade do processo ser transferido para o STF. Muita espuma, sem maiores consequências jurídicas a não ser para o porteiro que fez uma declaração falsa no seu depoimento oficial. 

Já o destempero do Presidente Bolsonaro terá consequências maiores. 
Uma das questões mais elementares da psicologia é que quando a pessoa reage violentamente a uma revelação é que essa tem um fundo de verdade. A reação violenta é para encobrir o seu sentimento de culpa. Uma das reações populares, fora da sua seita, será "o que Bolsonaro esconde?" para reagir tão furioso.
A sua posição com relação à Rede Globo não vai piorar, mas a Globo vai intensificar a perseguição, sob o manto da liberdade de imprensa. Será de forma subliminar como sempre. Vai colocar na cabeça e no coração dos seus áudio-ouvintes e leitores dúvidas sobre o comportamento do Presidente e a dúvida sobre o que ele procura esconder. 
Por outro lado, vai reforçar a posição contrária a ela dos bolsonaristas. Esses vão ganhar adesões ou vão perder? 
A tendência quantitativa é perder, mas a seita se tornará cada vez mais sectária. 
Com o intuito (ou sonho) de um golpe de Estado que fortaleça o Rei Leão Bolsonaro e extermine o bando de hienas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...