quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Estratégias dos novatos

Os novatos são candidatos que nunca participaram, anteriormente, de disputa eleitoral e não estão vinculados a famílias ou padrinhos políticos, ingressando nas disputas já com um eleitorado cativo. Seriam "zero quilometro" na disputa eleitoral de 2020.

Os novatos se apresentam perante o eleitorado como "out siders" , como um não político, procurando capitalizar a rejeição do eleitorado aos políticos. A sua principal bandeira é a renovação.
São bem intencionados, acreditam que podem mudar as formas de governar a cidade, com seriedade, com honestidade e bons programas de governo. Alguns fazem cursos preparatórios para uma boa gestão sejam os promovidos pelos movimentos de renovação, como pelos partidos.
Partem de grupos de apoio, formados por amigos, colegas de escola, de trabalho e outros que o incentivam a concorrer, prometendo os seus votos e conseguir outros.
Ao longo da campanha, no entanto, constatam que tem concorrentes novatos, com outros grupos de apoio, o que limita a expansão desses. Em poucos casos aceitam se juntar para unificar candidatura.

A popularidade pela sua atividade

O novato é uma pessoa, com perfil de liderança, que ganhou popularidade em função das suas atividades profissionais, sociais ou comunicação e é incentivado pelos seus admiradores a se candidatar. Um dos profissionais mais comuns são os médicos da área pública que ganham popularidade pelo bom atendimento da população de menor renda. 
Outros ganham popularidade pelas suas ações sociais. 

As redes sociais criaram uma nova figura: o influenciador digital, que pelos seus blogs, twitters e outros instrumentos de comunicação digital, ganham milhares e até  milhões de seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...