quarta-feira, 2 de abril de 2014

Impacto da Copa no PIB

Qual será o impacto da Copa sobre o PIB brasileiro? Com entender e como calcular?

Primeiramente é preciso entender como se forma o PIB - Produto Interno Bruto.

Não é bem como a mídia gosta de repetir que é a soma de todas as riquezas produzidas num ano, mas a percepção genérica está certa: é a soma de toda produção nacional agregada no ano considerado. 

Partindo dos recursos naturais, com valor zero, tudo de valor que se acresce com a sua transformação, até seu uso final em território nacional ou exportado, assim como toda produção com origem no esforço humano forma o PIB. Essa produção é desdobrada em 3 grandes setores: agricultura; indústria e serviços. A indústria envolve tanto a de transformação, como a de construção.

O que leva à produção de bens ou serviços? A existência ou a perspectiva de uma demanda. Essa demanda, por sua vez, é desdobrada em consumo das famílias, consumo do Governo e formação bruta de capital fixo, que significa uma demanda para formação de um ativo fixo.

Complementam a conta do PIB, um balanço entre importações e exportações, do lado da demanda e o estoque que corresponderia à produção não demandada.

Como então, dentro desse quadro, um evento como a Copa do Mundo da FIFA impacta nessas contas?

Num primeiro momento, são desenvolvidos serviços para conquistar o direito e, uma vez conseguido, são realizados serviços de planejamento, projetos e investimentos para a construção dos estádios, obras de mobilidade urbana, hotelaria, aeroportos, entre os principais.

Esses investimentos que começaram cinco a quatro anos antes, promoveram uma produção da indústria da construção, contribuindo para a formação do PIB, dos respectivos anos.

Provavelmente essa produção da indústria da construção para as obras da Copa foi crescente ano a ano, impactando a taxa anual, alcançando o auge em 2013, com a conclusão de alguns estádios e obras de mobilidade urbana. Algumas que não ficariam prontas para a Copa, foram suspensas, para não atrapalharem a mobilidade durante a Copa.

Em 2014 as obras dos estádios estão sendo de complementação, representando parcela menor do conjunto. O mesmo ocorre com as obras de mobilidade urbana.

De outra parte, a produção da indústria da construção para a Copa, envolve o ano todo, enquanto em 2014, haverá uma interrupção entre 1 a 3 meses, por conta da realização da Copa. 

Como resultado, o PIB da Construção - vinculada à Copa - em 2014 deverá ser menor que o de 2013, provocando uma contribuição negativa na variação do PIB. Ou, em outros termos, o PIB de 2014 deverá decrescer em relação a 2013, por conta da Copa. Serão necessários outros fatores para que o PIB global de 2014 fique acima do de 2013, compensando a queda provocada pelos menores investimentos vinculados à Copa.

Espera-se que em 2014 haja uma vinda adicional de turistas para acompanhar a Copa, aumentando a conta "consumo das famílias". Certamente haverá um grande volume de turistas para a Copa, embora o volume de 600 mil pareça ser exagerada, dadas as distância do Brasil de grandes centros emissores. No entanto, se considerarmos o volume de 2,5 milhões de ingressos vendidos dos quais apenas pouco mais de 1 milhão seria para brasileiros, o volume de ingressos vendidos a estrangeiros superaria, em muito, os 600 mil turistas, inicialmente esperados. Mas as contas divulgadas pela FIFA não fecham.

Para avaliar o impacto positivo da Copa no aumento do volume de turistas estrangeiros, nos próximos anos, deve se considerar o incremento tendo por base o volume e os gastos de 2012, assumindo que já em 2013 o Brasil já teria o efeito da sua maior visibilidade em função da Copa no país.

(continua)










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...