sábado, 12 de abril de 2014

Superação das previsões

Uma das previsões recorrentes do Governo em relação à Copa, poderá ser alcançada e até mesmo superada: a previsão da vinda de 600 mil turistas estrangeiros durante a Copa.
Essa previsão foi inflada, estimada a partir do volume de turistas estrangeiros presentes na Copa de 2006 na Alemanha. 
Nessa foram mais de um milhão de turistas. Mas muitos eram dos paises vizinhos, muitos dos quais dentro da modalidade "bate-volta".
Na Copa 2010, na África do Sul, houve uma frustração do número de turistas, com o ingresso efetivo de 300 mil, para acompanhar a Copa, abaixo dos 500 mil esperados. 32% foram moradores do próprio continente africano. 
estrangeiros no brasil
Os grandes números para a avaliação da meta de turistas estrangeiros, de forma simplificada são: volume total de ingressos: 3 milhões, sendo 60% para brasileiros e 40% para estrangeiros. Seriam 1,2 milhões de ingressos vendidos no exterior: considerando a média de 2 jogos por turista, só ai se chegaria aos 600 mil.
Alguns desses números estão superestimados: o volume total de ingressos vendidos deve ficar em torno de 2,4 milhões, dos quais metade seriam de brasileiros e a outra metade de estrangeiros. Portanto 1,2 milhões. Se a média de jogos for 3, seriam apenas 400 mil. Se essa média cair para 2 seriam os 600 mil previstos.

Devem ser segmentados, no entanto, 3 grupos diferenciados de turistas para a Copa: os que virão para a primeira fase, os que seguirão as fases seguintes e os que virão apenas para as fases finais.

O primeiro segmento contempla turistas que virão para acompanhar a sua seleção, assistirão dois ou três jogos e irão embora, mesmo que a sua seleção seja classificada. A razão principal desses é o custo do prolongamento da permanência.

O segundo grupo é formado por turistas dos paises com maior probabilidade de classificação para as fases subsequentes e também pelos turistas aficcionados pelo futebol, que querem acompanhar as melhores seleções e não a do seu país. A média deverá ser de 4 jogos. Entre esses estão os norte-americanos e os australianos, os maiores compradores de ingressos entre os estrangeiros.
De uma parte, entre as torcidas dos pais com maior probabilidade de classificação estarão os otimistas, como os espanhóis, que estão convencidos - com a devida razão - de que a sua seleção chegará às finais. 

De outra os turistas dos paises vizinhos que virão para dar apoio à sua seleção, caso seja classificada. Os principais deverão ser os argentinos, apesar da crise econômica. Até por conta dessa crise, não estão se antecipando, mas se mobilizarão para vir aos jogos da semifinal e da final, caso a Argentina esteja na disputa. Os colombianos também estão próximos e irão disputar uma partida contra o Japão em Cuiabá, onde podem fazer um bate-volta.

Os turistas para a Copa ficam no país, mais tempo. Na Copa das Confederações, a média foi próxima de 6 dias, na Copa 2010, na África do Sul, cerca de 10 dias.
copawriter.wordpress.com

Os turistas vizinhos que fazem o bate-volta reduzem esse tempo, pois não passam de um dia de cada vez, mas inflacionam a quantidade de turistas, pois cada vez que entram é contada com "um turista em visita ao Brasil, em função da Copa".

Os cerca de 20 mil argentinos que farão o bate-volta por 3 vezes serão computados como o ingresso de 60 mil turistas.

Irão ajudar a superar a meta do Governo do número de 600 mil turistas para a Copa 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...