sábado, 10 de maio de 2014

De onde vem o dinheiro para as manifestações?

Manifestações de rua vão "pipocar" durante a Copa. Com várias reivindicações, mas todas oportunistas com a suposição pelos seus organizadores e participantes de que para evitá-las conseguirão ser atendidos.

Os mais visíveis, porque fazem pauta da mídia, são os movimentos dos "sem qualquer coisa", principalmente a junção entre o MST (rural) com os movimentos dos sem teto (urbano), ambos com bandeiras vermelhas.

Caracterizam-se como "rolezões" com participantes de baixa renda, atraidos pelos lanches e condução que os traz para os locais das "perfomances". Terão oportunidade dos seus minutos ou segundo de fama, aparecendo na televisão. 

Essas manifestações tem custo. Não são arcados pelos próprios manifestantes que são também "sem renda própria". Quem os estão financiando?

Os movimentos rurais contam com patrocínios federais, supostamente para a reforma agrária ou agricultura familiar. 

Mas os movimentos urbanos? De onde vem o dinheiro para os lanches?



O maior volume de manifestações será de trabalhadores e muitas categorias estão se mobilizando, principalmente as ligadas aos serviços públicos. Se forem atendidos só alimentarão novas manifestações. A tendência dos empregadores públicos é "endurecer". As reações serão de radicalização, com atos de violência.

Não há mobilizações de porte, sem recursos financeiros. Quem os está financiando? 

Há uma nova tática em execução. Os sindicatos não aparecem como organizadores. As greves não são decididas em assembleias sindicais. A Justiça manda os trabalhadores a manterem um mínimo de serviços. Eles não cumprem. A Justiça multa o Sindicato que se defende dizendo que não é responsável. Que os trabalhadores estão fazendo as greves a sua revelia.

Quem então está os organizando e mobilizando. Seriam movimentos espontâneos, com lideranças avulsas, pessoais, não institucionais?

Uma das suspeitas é que estariam sendo financiadas por partidos políticos mais radicais ou pelo tráfico. Ou ainda por candidatos livre atiradores oposicionistas aos Governos atuais. 

Ou é o próprio Governo que financia e reprime?

Os movimentos anti-Copa, aparentemente não contam com financiamentos institucionais. Dependem de recursos dos próprios organizadores, pessoas físicas, assim como dos manifestantes. São manifestações efetivamente populares e como tais, estarão esvaziados.

Os blackblocs não organizam e nem mobilizam. Eles se infiltram nas manifestações dos outros para depredar e vandalizar. Estão se preparando para a maior oportunidade que pode surgir com as comemorações da conquista da Copa pela seleção européia de nascidos no Brasil.

Manifestações de rua, durante a Copa, só ocorrerão de quem tem recursos para finaciá-las. Quem são eles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...