quinta-feira, 8 de maio de 2014

Movimentar se nas cidades durante a Copa

Como estará a mobilidade urbana durante a Copa? 
A mobilidade se refere à movimentação das pessoas dentro da cidade e, portanto, tem que ser locada. A nacional resume-se a estatísticas, a comparações ou a imagens simbólicas.

São doze as cidades-sede, mas uma parte com apenas 12 dias de jogos, sediando apenas 4 jogos da fase de grupos. Manaus, Natal, Cuiabá e Curitiba terão primeiro jogo entre os dias 13 e 14 de junho e os últimos entre 24 e 25 de junho. Considerando um dia antes para a chegada dos turistas e um dia depois do último jogo para a saida dos turistas, o impacto direto será de apenas duas semanas, sem atrapalhar as férias normais de julho. Mas algumas irão antecipar as férias escolares, o que não seria necessária.

Um segundo grupo de 8 cidades ainda receberá jogos das oitavas de final entre os dias 28 de junho e 1 de julho, com Recife e Porto Alegre encerrando a sua participação ainda em junho. 

Fortaleza e Salvador ainda terão mais um jogo, das quartas de final, na primeira semana de julho, mas terão o resto de julho sem a Copa, podendo receber os turistas usuais. Com a euforia e generalização dos impactos da Copa, poderão ter uma redução do volume de turistas em julho de 2014 em relação ao ocorrido nos anos anteriores. As agências de viagens e as cias aéreas agora estão correndo atrás de viajantes, com promoções para o mês de julho.

Sobrarão apenas 4 cidades, com jogos das semi-finais e da final, mais a decisão do terceiro lugar, sendo o último jogo no dia 13 de julho. 

Toda as cidades-sede, estão livres da Copa na segunda quinzena de julho. 

Poucas obras de mobilidade diretamente relacionadas com a movimentação de torcedores e turistas ficaram prontas. Foram obras para melhorar o trajeto dos aeroportos aos polos hoteleiros e desses aos estádios. Em alguns casos diretos do aeroporto ao estádio. Em poucos casos, do terminal marítimo para o polo hoteleiro.


Manaus


Manaus nem começou as duas obras previstas na Matriz de Responsabilidades. Pretendeu implantar o monotrilho, promovido pelo lobby dos fornecedores, mas não conseguiu demonstrar a viabilidade para ter o financiamento da Caixa. E ficou também sem o BRT.
Os problemas de mobilidade serão os mesmos de sempre, com a presença de turistas diferenciados em relação aos usuais. Serão em quantidade muito maior que os usuais. Esses estarão evitando a visita à cidade no mesmo período. Haverá uma presença maior da mídia internacional, mostrando aos seus leitores e telespectadores as vitrines e as vidraças.
Manaus terá dois jogos desimportantes e dois jogos entre grandes seleções: Inglaterra x Itália, no dia 14 de junho e Estados Unidos x Portugal, no dia 22 do mesmo mês.

Os norte-americanos constituem o maior contingente de pessoas no estrangeiro que compraram ingressos. A suposição é de que o interesse não é apenas pela sua seleção, mas pelos grandes craques que jogam na Europa. A principal celebridade seria Cristiano Ronaldo. Os norte-americanos terão a oportunidade de ver o craque português, que acompanham pela cobertura da TV dos clubes espanhóis,  contra a sua seleção. Poderão começar com Balotelli x Rooney. Quem ficar para os dois jogos ainda poderá ver Camarões x Croácia, no dia 18, para ver Etô em campo, com folga suficiente para passear pelos igarapés e entrar mais a fundo pela floresta. De avião poderão ir até Paraitins, para uma sessão especial entre os vermelhos e os azuis. Dia 19 é feriado de Corpus Christi. Os que querem acompanhar a sua seleção podem começar por Natal, no dia 16 e depois ir para o Recife.

O primeiro jogo, com Inglaterra e Itália se enfrentando, será num sábado à noite e o demandado EUA x Cristiano Ronaldo será num domingo à tarde. A perturbação na mobilidade usual será pouco significativa. Como os dois demais jogos que ocorrerão durante a semana são de menor interesse, as dificuldades de mobilidade na cidade serão as mesmas, sem grandes alterações.


Natal 


O planejamento para a mobilidade urbana de Natal previu dois grandes eixos: o principal, o eixo de integração Novo Aeroporto / Arena das Dunas / Setor Hoteleiro e o eixo 2 - a via Prudente de Morais (extensão).
Dentro do primeiro a  Prefeitura de Natal efetivou uma licitação realizada ainda em 2010, emitindo em 10 de maio de 2012 a Ordem de Serviço, a favor da EIT - Empresa Industrial Técnica S/A as obras para readequação do Sistema Viário e execução do corredor de ônibus para interligação das Zonas Norte, Oeste e Sul da cidade de Natal, no valor de R$ 137.948.344,00 com prazo de execução de 730 dias a partir do quarto dia da emissão da OS. Dentro do prazo equivalente a 2 anos todas as obras deveriam estar prontas até maio de 2014, um mês antes do início da Copa. Não estarão. Estão sendo transferidas para o PAC da Mobilidade  Urbana.

O segmento Arena / Hotéis previa a restruturação da Av. Eng Roberto Freire, com uma grande ampliação de vias e obras de arte. 
Foi retirada da Matriz de Responsabilidade, uma vez que não daria para ficar pronta a tempo de atender à Copa. 

O eixo Novo Aeroporto / Arena das Dunas, ficou uma parte a cargo do Governo Estadual para a duplicação e pavimentação da ligação rodoviária, e parte com a Prefeitura Municipal, sob a égide do programa Corredor Estruturante - Zona Norte / Estádio Arena das Dunas.

As ações da Prefeitura Municipal de Natal nesse eixo foram agrupadas em 3 lotes: as obras do entorno, um corredor de ônibus e um conjunto de ações pontuais de calçadas e abrigos.

Dada a inação da Prefeita anterior, o novo Prefeito apelou para o RDC (Regime Diferenciado de Contratação Pública) para acelerar a contratação das obras, dentro da modalidade Contratação Integrada, pulando a etapa do projeto básico. 

Promoveu duas licitações, em 2013. A primeira para 3 sub-lotes de obras e serviços voltadas à acessibilidade universal das calçadas, vias públicas e implantação de abrigos em corredores de transporte, vencida e contratada com um mesmo consórcio (Cristal Construções Engenharia Ltda e L.R. Engenharia e Consultoria Ltda.) somando os três lotes R$ 25.209.537,18, todas com prazo de 300 dias a partir da emissão da Ordem de Serviço. Essas foram emitidas em 22 de outubro de 2013, de tal forma que as obras deveriam estar concluídas até agosto de 2013, ou seja, após a realização da Copa.
O RDC foi estabelecido para as obras da Copa e como tal não poderia ser aplicado ao caso descrito acima, porém a extensão da sua utilização para o PAC permitiu o seu uso. 

A segunda refere-se à reestruturação do entorno da Arena das Dunas. Como licitação pelo RDC para a Contratação Integrada, foi obrigatória a modalidade técnica e preços. As condições exigidas limitaram a participação a grandes empresas, saindo vencedor o consórcio Queiroz Galvão e Ferreira Guedes, concorrendo com a Andrade Gutierrez e a OAS (tendo essa sido desclassificada), com o valor de R$ 222.498.740,00.

O prazo do contrato é de 330 dias contados da sua assinatura, porém os prazos de execução decorrem da emissão da Ordem de Serviço, ocorrida em 22 de outubro de 2013. Da mesma forma que o anterior o prazo extrapola a Copa, e é justificado pelo legado. 

As autoridades já reconheceram que as obras não ficarão prontas para a Copa, o que piora as condições de mobilidade da cidade, com algumas das principais vias em obras, incluindo o viaduto no entorno do estádio.

A mobilidade urbana em Natal, durante a Copa estará pior do que o habitual, porque as obras incompletas gerarão transtornos no trânsito. 

O novo aeroporto está pronto, mas a rodovia de acesso não. Está transitável, mas com trechos ainda em barro. 

E a prometida extensão da via Prudente de Moraes sumiu dos relatórios, ainda que mantida na Matriz de Responsabilidades. Teria sido transferida para o PAC da Mobilidade Urbana - 2. Ou a nova administração da Prefeitura teria desistido do projeto.

Em síntese a mobilidade urbana de Manaus continuará ruim, sem novas obras que ficariam como legado, nem obras em andamento causando transtornos no trânsito.
Já em Natal as obras incompletas já estão causando grandes transtornos, mas durante a Copa serão "tapumizadas" e suspensas. Mas será por apenas duas semanas e não por 30 dias.

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