As ruas foram tomadas 
por grandes batalhas: Uber x taxistas; bicicletas x carros, mas a 
principal delas não ganha destaque na mídia, porque todos acham que a 
situação é normal. Mas, no dia-a-dia o pedestre enfrenta uma cidade 
deflagrada, onde ele não tem espaço para circular e o que ele encontra é
 irregular e esburacada.
A
 questão, em geral, é colocada como pedestre x carro, com a sua disputa 
no leito carroçavel, com risco de ser atropelado. As autoridades se 
preocupam com o atravessar a rua. Mas a principal batalha do pedestre na
 cidade é com as calçadas ou passeio público.
Em muitos locais as vias foram ampliadas para deixar espaço para estacionamento, sem 
sacrificar a área de circulação. O sacrificado foram as calçadas e os 
pedestres, que perderam espaço na via pública. O Prefeito, se 
efetivamente, quisesse melhorar a vida do cidadão paulistano deveria, 
em primeiro lugar recuperar o espaço do pedestre. 
O pedestre deveria ter
 prioridade em relação à bicicleta. Como ele não faz isso, a ciclo faixa
 é invadida pelos pedestres que, para sorte deles só tem a concorrência 
eventual de entregadores de bicicleta. 
Uma
 batalha nas ruas, maior do que o dos ciclistas com os carros é entre 
esses e os pedestres. E a maior de todas a dos pedestres com os buracos e
 irregularidades das calçadas. 
(ver o texto estendido na coluna artigos)
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