sábado, 21 de dezembro de 2019

A "marvada" da carne

A perda de popularidade de Bolsonaro tem uma explicação simples que o pensamento dominante resiste em aceitar: o aumento do preço da carne no varejo.
Para o Governo e os economistas, influenciando jornalistas e empresários, inflação é um fenômeno medido por índices estatísticos, como o IPC, INPC, IPCA e outras sopas de letrinhas. São aceitas como indicador do estado ou evolução da economia.
Segundo esses indicadores a inflação no Brasil está controlada, ficando o índice anualizado abaixo da meta. 
É uma surpresa para eles todos que a popularidade do Presidente tenha caído se a economia vai bem.
Para o povo, em geral, o estado da economia é percebido (sem medição agregada) pelo emprego, pela renda auferida e pela carestia.
Carestia é o preço das coisas que as pessoas compram no dia a dia, principalmente os alimentos.
O problema é que no período da pesquisa o custo da mistura subiu muito. Ficou muito caro.
A maioria dos economistas, grandes empresários e executivos não tem a menor noção do que sejam mistura e carestia. E não adiante perguntar a esposa, igualmente profissional em altos cargos. Precisa perguntar à empregada.
Ele lhe responderá: "Doutor a mistura está pelos olhos da cara. Onde vai parar este país? Ouvi dizer que a culpa é dos chineses". "Mistura" é a disponibilidade de carne para cozinhar: para preparar um prato com carne. Simboliza uma ascensão social, fugindo do trivial arroz com feijão. Se a carne sobe, a mistura fica mais cara. 
Para muitas pessoas deixar de ter mistura no almoço ou no jantar significa uma regressão à pobreza ou à miséria. 
Não por outro motivo, a impopularidade de Bolsonaro junto às mulheres é muito superior ao dos homens. Na maioria dos casos são elas que fazem as compras de abastecimento da casa. Elas tem que preparar a mistura. 
O pior que pode acontecer é que um Presidente, pouco conhecedor de economia, queira num arroubou populista, tabelar a carne. Isso já aconteceu e o resultado foi um desastre. 
Felizmente para o Brasil e para Bolsonaro, o Governo tem Paulo Guedes, com muitos defeitos, mas não esse. Ele não deixará Bolsonaro embarcar nessa "canoa furada".
O preço da carne vai continuar alto, mas não vai subir muito mais. 
Os chineses são culpados sim. Mas os africanos mais, mandando para a China uma peste que matou mais do que a metade dos porcos chineses. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...