segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

E a ressaca?

As venda do black friday superaram as expectativas dos comerciantes.
Só na última hora, através de entrevistas dos potenciais compradores ficou evidente uma mudança de comportamento dos brasileiros compradores de eletronico-domésticos e outros bens duráveis.
As invasões nas lojas para comprar à vista os produtos em promoção, mostrou que o consumidor brasileiro captou o espirito do black-friday, economizando o dinheiro para comprar no dia das promoções. Abandonou o tradicional "carnê das Casas Bahia", onde só interessava o valor do boleto.
O sucesso do black friday já acendeu a luz amarela dos comerciantes. E a ressaca? Qual vai ser o tamanho e por quanto tempo? Vão encomendar à indústria novos pedidos para repor os estoques? Ou vão deixar essa reposição para o segundo semestre de 2020, para o black friday em novembro desse próximo ano?
As previsões de curto prazo é que a venda dos bens duráveis vai cair substancialmente, ainda em 2019. As compras de Natal desses produtos foram antecipadas.
O que se manterá para o Natal será a compra de  bens de consumo menores, com uso do 13º salário.
A ressaca deverá se prolongar ao longo do primeiro semestre de 2020, com reflexo no nível de empregos. 
A recuperação econômica será adiada para o segundo semestre, a menos de algum fato ainda não visível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...