quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Os pilares do desenvolvimento brasileiro

O desenvolvimento econômico brasileiro está sustentado por dois grandes pilares, fortes num aspecto e fraco em outro: o agronegócio e o petróleo.
A força esta na competitividade mundial do produto, alcançando diversos mercados no mundo. Dá segurança às contas externas, deixando o Brasil à margem das crises financeiras internacionais e sem qualquer risco de "default".
Por outro lado é fraco, porque naturalmente, são poucos indutores do crescimento da macroeconomia, em função da baixa geração de empregos. 
Para que seja indutor do crescimento é preciso que sejam acompanhados pelos demais elos da cadeia produtiva, tanto para trás, como para frente.
No caso do agronegócio, os principais elos estão à frente, com a transformação das matérias primas agropecuárias em alimentos prontos ou semiprontos para consumo mundial. 
No caso do petróleo & gás os principais efeitos estão à trás com a constituição de uma cadeia produtiva mundial de equipamentos e serviços para a exploração e industrialização da matéria prima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...