terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Um balanço alternativo

As mudanças no quadro político brasileiro, nos últimos anos tem sido dominado pela reação ao "saco cheio". 
A população brasileira está de "saco cheio" com o mais do mesmo e vem buscando mudanças, que a maioria dos políticos e analistas não percebem.
O General Geisel percebeu que o povo já havia "enchido o saco" com o regime militar e estava perdendo apoio sucessivamente. Planejou uma longa retirada e o povo ainda teve que aguentar seis anos daquele que pediu para ser esquecido. 
O PMDB, uma oposição "light" assumiu o poder, contestado pelos ex-colegas da resistência à ditadura, que conseguiram encurtar um ano o mandato de José Sarney, mas não conseguiram evitar a eleição de um suposto "outsider", que prometia acabar com a velha politica, embora fosse descendente direto dessa. Ao confrontar a velha política, foi derrubado e depois de uma curta transição, o centro esquerda assumiu o poder e se manteve por 21 anos, apesar de divergências e disputadas internas. 
Só veio a perder o poder, com o impeachment de Dilma, e assunção pelo centro "centrão", abrindo o caminho para a direita que venceu as eleições de 2018. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...