quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Não vai ter Copa para o povo

Copa vai ter, mas incompleta. Os jogos vão ocorrer, dentro dos estádios. Quem tem dinheiro para comprar os caros ingressos estará lá. 
Já o povão terá que se contentar em ficar em casa ou ir aos bares, para acompanhar os jogos do Brasil e outros que passarem nas tvs abertas, tomando a sua cerveja. Poucos bares estarão dispostos a pagar os elevados royalties cobrados pela FIFA para passar todos os jogos. Quem quer ver os jogos pelo "pay per view" terá que fazê-lo em casa.

Em função dos preços a FIFA inventou, na Copa da Alemanha, as Fan-fests em locais abertos, com telões e shows presenciais. 

Podem acolher mais de um milhão de pessoas. Apesar de serem realizados em locais públicos e sem pagamento de ingressos não são inteiramente abertos. A comercialização de produtos só pode ser feita pelos licenciados pela FIFA. Até do pipoqueiro a FIFA cobra royalties.

Por ser aberto, nada impede que black-blocs se infiltrem na multidão e comecem a atacar as tendas ou os totens dos patrocinadores e promover quebra-quebras.

O tumulto pode resultar em correrias e até mortes, por pisoteamento.

O contingente da Polícia Militar para organizar a multidão não será suficiente para evitar a ecolosão do tumulto. Poderá intervir na sequência, mas não para prevenir a ocorrência, a menos da detenção daqueles que insistirem em comparecerem mascarados. A tendência é que os blackblocs compareçam como torcedores normais e somente se manifestem quando já estiverem dentro, retirando as camisetas e as transformando em máscaras. 

Por serem realizados em locais abertos, a tática do cerco aos vândalos é praticamente inviável. O contingente para tal teria que envolver todo contingente da Polícia Militar, com reforço da Força Nacional e até das Forças Armadas.


Envolverá um custo enorme que a FIFA não irá cobrir, entendendo que a obrigação de segurança externa é dos Poderes Públicos. Se os tumultos ocorrerem, ainda que as estratégias de contenção deem certo, os prejuízos de imagem serão muito grandes.

Para não correr riscos, Prefeituras e Governos Estaduais estão começando a desistir de promover as fanfest, apesar de estarem sujeitas a indenizações por quebra de contrato. 

O prejuízo político será muito maior se ocorrerem tumultos com mortos e feridos. E em seguida à Copa haverá eleições gerais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...