terça-feira, 16 de junho de 2015

Des e reindustrialização

O Brasil está num processo de desindustrialização irremediável e irrefreável por conta de mudança no cenário mundial, mal entendidas e mal diagnosticadas.
Houve uma perda de competitividade e coloca-se a culpa em fatores reais mas irrelevantes diante do fator principal: a baixa produtividade.

A produtividade, no mundo atual, é função da grande escala que só é viável para os empreendimentos industriais voltados para o mercado mundial. 

O Brasil, ao insistir em ficar voltado para o mercado interno não consegue alcançar as escalas mínimas de produtividade para ser competitivo. 

Está fadado a ser uma economia com baixo grau de industrialização. Dependente da exportação de commodities para ter acesso aos produtos industriais modernos.
A reindustrialização é possível economicamente, mas para isso é preciso superar preconceitos ideológicos, cultura provinciana e retrógrada e ilusões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...