terça-feira, 23 de junho de 2015

Renda menor tolhendo as compras

Os consumidores estão comprando menos porque a sua renda está menor. Mas principalmente pela expectativa de que a sua renda vai diminuir mais ainda nos próximos dias ou meses.E também porque os preços  continuam subindo. 

Alguns preços sobem porque os reajustes estavam reprimidos, como s de energia e combustíveis. Outros porque há uma redução de oferta sazonal, como o tomate e a cebola. Mas os produtos industrializados tem os preços elevados como compensação à redução do consumo.

O Governo aumenta os juros na expectativa de os agentes econômicos reduzam o preço para vender mais. Mas esta não está sendo a resposta da indústria, principalmente das grandes multinacionais que dominam hoje o mercado de produtos de consumo.

Para reverter isso só depende de mudança de comportamento do consumidor deixando de buscar os produtos das marcas tradicionais e trocar por produto mais baratos. 

A política de juros altos do Banco Central não está funcionando porque não está conseguindo afetar corações e mentes dos consumidores em deixar os produtos e serviços com elevação dos preços e buscar alternativas.

Diante da manutenção da demanda, o ofertante continua aumentando os seus preços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...