sexta-feira, 5 de junho de 2015

Globalização e pandemia de corrupção

(AFP / Kauan Oliveira de Lima)
O fascínio exercido pelo futebol em toda a humanidade, com bilhões de crianças, jovens e adultos buscando dominar uma bola com os pés, deu origem ao maior fenômeno globalizado da era moderna. Pode ser sintetizado pelo seu evento máximo: a Copa do Mundo da FIFA, realizada a cada 4 anos.

Envolve uma organização ampla e complexa que tem na base, os clubes de futebol. Seguem uma estrutura hierárquica de federações, confederações nacionais e regionais que culmina na organização mãe que é a FIFA. Uma organização internacional com mais países integrantes do que a ONU.

A maior marca mundial que envolve outras grandes marcas globais. Coca-Cola, Nike, Adidas, Visa,  e outras grandes marcas de penetração mundial participam do processo.

Esse esquema traz junto dele o vírus da corrupção, que se manifesta silenciosa e quase clandestina. Agora essas práticas estão sendo evidenciadas, indicando que a corrupção é uma pandemia que envolve todos os modelos civilizatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...