quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Dissimulado ou autêntico

O político é um dissimulado. Diz o que o ouvinte quer ouvir, não o que pensa ou acha realmente. Mostra-se como quer ser visto e não como efetivamente é.
Lula emergiu como um político autêntico, dizendo o que pensava, não escondendo as suas limitações, até as defendendo. Mas a Operação Lava-Jato mostrou que ele é um grande dissimulado. Não só perdeu apoio como gerou uma revolta e rejeição que levou o povo a eleger um "autêntico" que sempre disse o que achava, sem constrangimento. Talvez por isso não tenha sido aceito pela elite do Congresso, ao longo dos seus 27 anos de permanência na Câmara dos Deputados, não conseguindo deixar um subnicho do baixo clero.
Donald Trump teria rompido esse paradigma e, enfrentando, uma preparadíssima Hillary Clinton, mas uma grande dissimulada, venceu a eleição presidencial nos EUA e pode ser reeleito, pelas mesmas características.
Jair Bolsonaro percebeu essas mudanças e que o que sempre foi estava deixando de ser um fator negativo, passando a ser positivo.
Não dissimulou ser quem não era. Manteve-se autêntico e deixou que os eleitores criassem a imagem que queriam dele. Os seus adeptos o elegeram como mito e, como tal, com o apoio dos de "saco cheio" com políticos dissimulados o levaram à Presidência da República. 
Como Presidente da República continuou sendo o Jair Bolsonaro de sempre: "grosso, ignorante, raso, despreparado, paranoico, bipolar e tudo o mais do que o acusam", mas autêntico. 
Prefere se cercar de pessoas do mesmo naipe, embora tenha que chamar dissimulados, como Sérgio Moro. Ou a autenticidade de Moro seria de ser dissimulado por natureza. Por isso, um enigma e, como tal, também mito.
Nesse sentido, o seu Ministro preferido é a Ministra Damares Alves, que não tem receio de ser ridicularizada, pela elite, pelo que diz. Diz o que acha com total convicção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...