sábado, 9 de novembro de 2019

E agora Jair e Luis?

Com Lula solto mudam as configurações dos cenários políticos e econômicos de 2020.
O jogo político se desenvolve em 4 grandes campos:
Congresso Nacional;
Opinião publicada - mídia tradicional;
opinião publicada - rede social;
opinião não publicada.
O primeiro é bem determinado, qualitativa e quantitativamente: são 513 deputados federais e 81 senadores. 
Os demais devem ser considerados em percentuais aproximados em relação ao total de eleitores: 147 milhões inscritos em setembro de 2019, segundo o TSE.
A opinião publicada informada pela mídia tradicional e pela rede social, não passaria de 20% dos eleitores, isto é cerca de 30 milhões de pessoas.
A opinião publicada passou a contar com os informados apenas pela rede social, que poderiam representar outros 20%. A dificuldade maior é dimensionar a superposição dessas populações.
De toda forma, a opinião não publicada representaria cerca de 60% do eleitorado. Essa é informada pelo "boca a boca", a rádio peão e outras rádios informais. 
O retorno de Lula à cena política pouco muda a relação de forças dentro do Congresso. A ala esquerda radical, comandada pelo PT vai continuar com a oposição sistemática do Governo. A moderada não vai migrar para a oposição sistemática, só por conta do retorno de Lula.
A opinião publicada informada ou influenciada pelas redes sociais, continuarão dominadas pelo bolsonarismo que organizou melhor e assumiu o controle das redes.
Já a opinião publicada pela mídia tradicional continuará dividida, com maior polarização entre o bolsonarismo e o petismo. O único ponto em comum de ambos será o ataque à Rede Globo, que seguirá o seu curso, influenciando a opinião publicada.
A grande mudança ocorrerá na opinião não publicada, sem lideranças ativas. Lula estava preso, sem poder ir às ruas. Bolsonaro estava limitado a Brasília, sem poder ir às ruas, sem um imenso esquema de segurança, além do pavor dos filhos em relação a um novo atentado.
Lula voltará às ruas, com ampla liberdade. Bolsonaro não. Ambos tem capacidade de magnetizar as massas, mas um estará ativo, outro não. Lula está solto, mas Bolsonaro continua preso em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...