quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Futuro de qual civilização?

O futuro de quem estamos nos referindo, quando discutimos as evoluções tecnológicas?
Supostamente da humanidade, de uma população futura de 9 bilhões de habitantes, em 2050.
Mas será que estamos nos referindo a todos os 9 bilhões ou aos mais ou menos 8 bilhões integrantes da dita sociedade ocidental, que hoje incorpora grande parte da civilização asiática, principalmente China e Índia.

Mas há um segmento que não só resiste à civilização ocidental, como a combate, embora tenha o suporte de uma matéria prima, essencial da atual civilização ocidental: o petróleo.

Como pensar num mundo comum, com a presença do Estado Islâmico e outros grupos minoritários, mas que perturbam os padrões de vida desejados pela civilização ocidental?

O que se desenha para o futuro da sociedade ocidental é a liberação dessa do petróleo. O que se deseja é uma civilização livre de petróleo. 

Se isso se concretizar irá tirar dos anti-ocidentais a sua sustentação econômica. Será viável a sobrevivência de uma sociedade anti-ocidental que se baseia na posse de um insumo básico da cultura ocidental?

Com o fim da era do petróleo, sucumbirão também os redutos rebeldes anti-ocidentais?

Acabarão também sendo incorporados pela civilização ocidental?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula, meio livre

Lula está jurídica e politicamente livre, mas não como ele e o PT desejam. Ele não está condenado, mas tampouco inocentado. Ele não está jul...